10 de agosto – Dia do Basta

No dia 10 de agosto, em todo o território brasileiro, acontecerá o “Dia do Basta”. Organizado por centrais sindicais de todo o país, o ato pretende paralisar e convocar trabalhadores e movimentos sociais para manifestar suas insatisfações com as atuais políticas governamentais que representam um total desmonte do Estado e que retiram direitos, duramente conquistados pela população, com a Emenda Constitucional 95, a Reforma Trabalhista e a nova Lei da Terceirização.

A orientação aos filiados da ATENS/UFSM é que participem das mobilizações que vão ocorrer na cidade, mas não haverá paralisação em razão da baixa adesão.

As medidas arbitrárias adotadas durante os dois anos do governo Temer provocaram danos incalculáveis ao país e, principalmente, à população mais carente. Regredimos em todas as metas que haviam sido pactuadas com a ONU e, de acordo com um levantamento realizado pelo IBGE, neste curto espaço de tempo, os indicadores da extrema pobreza retornaram aos altos índices de 2005.

A Emenda Constitucional 95, que cria um teto para os gastos públicos pelo período de 20 anos e reduz substancialmente os recursos que garantem os direitos sociais, foi um dos mais duros golpes contra a Constituição Cidadã. A nova lei da Terceirização e a Reforma Trabalhista representam um claro retrocesso nos direitos trabalhistas e seus impactos futuros envolvem o aumento da desigualdade social. Além destas terríveis pautas que foram amplamente divulgadas, outras medidas que não causaram tanta repercussão também fizeram o país regredir em metas sociais de uma forma nunca vista.

As universidades públicas também não fogem à regra da precarização causada pela EC 95. Neste campo, as políticas econômicas deliberadas do governo Temer, como os cortes nas verbas de custeio e a drástica redução no orçamento de pesquisa, possuem o objetivo de acabar com o ensino público superior. As políticas públicas que tentavam minimizar as injustiças e a desigualdades na educação superior também estão sendo golpeadas com os cortes em bolsas destinadas a estudantes indígenas e quilombolas.

Em virtude de todo este cenário tenebroso, o ATENS Sindicato Nacional reitera o seu compromisso com as lutas conjuntas em busca de um país mais justo e igualitário, e manifesta todo o seu apoio ao Dia do Basta. Em vista do desmonte e ataque aos serviços públicos, nenhum servidor pode se calar e o ATENS Sindicato Nacional manifesta aqui o apoio de todos os TNS e unidos daremos um BASTA!

Basta! Basta de desemprego! Basta de descaso! Basta de aumentos! Basta de retirada de direitos! Basta! Basta! Basta de ameaças à nossa democracia! Basta de Reforma Trabalhista! Basta de desmonte de nossas universidades públicas! Basta de sucateamento do SUS! Basta de benefícios concedidos aos grandes empresários! Basta de PL do Veneno! Basta de Reforma da Previdência! Basta! Basta!

Fonte: ATENS – SN