Assembleia avaliou ações para dia 10 de novembro

Com o objetivo de construir um calendário de lutas em defesa dos TNS, a ATENS/UFSM realizou assembleia extraordinária nesta sexta-feira, 27/10. A reunião inciou às 13h e debateu instrumentos e ações que poderiam ser tomadas diante do dia 10 de novembro, data que deverá ser, em todo o Brasil, um dia de lutas em razão da entrada em vigor das leis trabalhistas reformadas este ano.

Foi consenso entre os presentes que a greve é um instrumento desgastado que coloca boa parte da sociedade contra os servidores públicos, por isso, outras estratégias foram sugeridas sem, contudo, deixar de fora a esse justo instrumento de luta.

Entre as ações sugeridas estão uma roda de chimarrão informativo sobre os motivos da luta, no dia 10, e ainda convidar os servidores que são vereadores a se manifestarem na Câmara. Outra sugestão foi disponibilizar telefones e e-mails de deputados e senadores para que cada filiado faça pressão para que reformas como a da Previdência não sejam aprovadas. Assembleia_extraordinaria_271017 (23)

Corte do Ponto – A assessoria jurídica da ATENS, representada por Gregor Coelho, explicou sobre a legalidade do corte do ponto, que foi validada recentemente pelo STF – como você pode conferir aqui. Pela decisão, os dias parados não poderão mais ser cortados somente se a paralisação for motivada por alguma ilegalidade do Poder Público, como a falta de pagamento de salário, e não impede a negociação para a compensação dos dias não trabalhados. Assim, a decisão ficará à critério de cada reitor.

A presidente da ATENS/UFSM, Diana Sampaio, ressaltou que este é mais um motivo para se ter cautela ao se construir uma greve, mas também se torna um recurso muito mais forte caso precise ser usado.