ATENS participa de encontro nacional de servidores e curso de negociação coletiva

A presidente do ATENS Sindicato Nacional, Rosário Oliveira, acompanhada da sua diretoria executiva, que inclui a presidente da ATENS/UFSM, Diana Sampaio, participaram do Encontro Nacional dos Servidores Públicos e do curso de negociação coletiva realizados nos dias 30 e 31 e outubro, em Brasília. Mais de 300 dirigentes de entidades representativas de servidores públicos de todo o país participaram do Encontro Nacional. Ambos eventos foram organizados pela Pública – Central do Servidor.IMG-20171031-WA0003

O encontro contou com palestras e painéis de debate com foco em formação e conhecimento, a grade de conteúdos procurou inspirar e alinhar critérios básicos de um trabalho sindical inclusivo, responsável e estruturante.  Na abertura do evento, a indignação pela aprovação das medidas provisórias que arrocham o servidor público foi ressaltada em todas as falas das lideranças presentes.

A união dos trabalhadores públicos com os da iniciativa privada foi uma das necessidades destacadas durante as falas. O Advogado da Pública Guilherme Da Hora ressaltou que os servidores públicos precisam resgatar sua consciência de classe trabalhadora como os demais trabalhadores brasileiros.

O curso de negociação coletiva que se seguiu teve como curadora científica a Drª Sara Campos, especialista em direito sindical e direito público, coordenadora de Relações Sindicais e Institucionais do Prunart/UFMG.

Além disso, a programação contou com palestrantes como Thaís Dumêt Faria, Oficial Técnica em Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Arão José Gabriel Neto, advogado membro da Comissão de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB; professores de diversas universidades brasileiras, entre elas a UFRGS; e também advogados especializados na área pública.encontro-5

O curso foi, em sua parte pedagógica, reconhecido como pioneiro pelo seu conteúdo de formação de lideranças sindicais com ênfase na preparação para a nova realidade pós-reforma trabalhista – com negociações coletivas que, após a integração do Brasil na resolução 151 da OIT, vai significar uma nova fase e um novo momento do sindicalismo do serviço público.

Entre os temas tratados, além da resolução 151 da OIT, estiveram a Emenda 95, o projeto de lei Nº 3831/2015 e normas e marcos relativos à prevenção, solução e negociação de conflitos no setor público.