Câmara aprova moção de repúdio ao empresário Luciano Hang

Após o desrespeitoso discurso de inauguração da filial da Havan em Santa Maria, a Câmara de Vereadores aprovou, ontem por unanimidade, a moção de repúdio ao empresário Luciano Hang. Em sua fala, no dia 9 deste mês, Hang afirmou que a universidade “formava zumbis que quanto mais estudam, mais ficam idiotas”, que a instituição “doutrina para ser zumbi do governo e atrapalhar a iniciativa privada” e ainda que “servidor público não gosta de trabalho e não gosta de quem trabalha”.

A ATENS/UFSM publicou uma nota de repúdio a esses insultos e compareceu na votação da Câmara de Vereadores de Santa Maria, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 12. Os vereadores, em suas manifestações, parabenizaram os empregos gerados pela Havan, mas lembraram que diversas outras empresas também geram empregos na cidade e nem por isso agridem a universidade, pois sabem que precisam dela. Entre os exemplos citados, estão a CVI, que segundo os vereadores gera cerca de 650 empregos, e a Planalto, que gera outros 350.IMG_2626

Ainda em suas falas, os edis afirmaram que todos em Santa Maria, têm alguma relação com a UFSM, seja algum parente formado por ela ou mesmo ao ter sido socorrido no Hospital Universitário – que é referência em toda a região. Os vereadores também lembraram que é o salário dos mais de cinco mil servidores da UFSM que ajuda o comércio de Santa Maria a prosperar e que quase a totalidade dos professores que trabalham na faculdade citada como exemplo por Hang foram formados na UFSM. Por fim, os edis sugeriram que o empresário deveria ir à Câmara para se retratar.

Você pode ver toda a votação na Câmara de Vereadores neste link: https://www.youtube.com/watch?v=P02cf-YWgpA