Carta em Defesa da Sociedade da ATENS/UFSM recebe apoio da Câmara de Vereadores

O dia nacional de mobilizações contra a Reforma da Previdência foi de muita luta em várias cidades brasileiras. A ATENS/UFSM participou de uma Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Maria, entregando a Carta em Defesa da Sociedade (confira aqui: Carta em defesa da sociedade-1), assinada também pelo Sinasefe Santa Maria, Asita e Conselho de Segurança Alimentar.IMG_3216

Os edis interromperam a sessão e a presidente Diana Sampaio leu o documento, que obteve total apoio. Uma moção de repúdio à Reforma da Previdência já havia sido aprovada pelos 21 parlamentares da casa e enviada ao Congresso Nacional.

O vereador Manoel Badke falou que o conteúdo da carta é importante e sugeriu que fosse assinada por todos os vereadores.  Luci Tia da Moto, Celita da Silva, Alexandre Vargas e a Pastora Lorena salientaram o fato de a reforma atingir todos – servidores públicos federais, professores e trabalhadores da iniciativa privada.

O vereador Valdir Oliveira usou seu espaço na tribuna para afirmar que o dia 5/12 foi um dia de manifestações e atentou para a iniciativa da ATENS/UFSM em buscar o apoio dos edis, que são os representantes do povo. Ele ainda lembrou da “enganação” do governo , afirmando que não é mexendo nas aposentadorias que se vai sair da crise e igualar direitos. Ele também pediu que, além de palavras, a Câmara tomasse atitudes, como colar na porta de todos os gabinetes os cartazes da ATENS contra a Reforma da Previdência.

IMG_3234“Nós temos força junto aos nossos deputados. Quando eles vêm aqui em busca de votos, que possamos dizer para eles que, se votaram contra a reforma, não os ajudaremos. [..] Agora o presidente Temer tem R$14 bilhões para conseguir votos para a previdência – esta barbaridade contra a aposentadoria. O que está por trás disso são os grandes devedores da previdência, que estão bancando a reforma para empurrar as pessoas para a previdência privada. Aqui em Santa Maria temos que fazer uma trincheira contra a reforma”, disse Oliveira.

A ATENS foi convidada para voltar à Câmara de Vereadores no dia 7/12, próxima quinta-feira, onde terá um espaço na Tribuna Livre.  Convocamos todos os filiados a se fazerem presentes nessa data.

O ato na Câmara foi uma demanda sugerida pelos filiados durante a Mateada com InformAÇÃO (realizada em 10/11) e em outras assembleias, que pediam novas formas de mobilização.

A participação da ATENS/UFSM pode ser conferida no canal do Youtube da Câmara (clique aqui para ir direto ao vídeo).

Após a reunião na Câmara de Vereadores, os filiados à ATENS se dirigiram à Praça Saldanha Marinho, onde participaram do Ato contra as Reformas, junto com integrantes de diversos movimentos e sindicatos da cidade.

IMG_3229 IMG_3238 IMG_3244 IMG_3248 IMG_3250 IMG_3318 IMG_3344 IMG_3347 IMG_3353 IMG_3418 IMG_3436