Comissão de mobilização da UFSM classifica como histórico o 15M e planeja próximas manifestações

As entidades integrantes da Comissão de mobilização dos três segmentos da UFSM classificou a manifestação de 15 de maio como histórica, durante a reunião de avaliação nesta terça-feira, 21. Conforme os presentes, foi uma das poucas vezes em que se conseguiu trancar as três entradas da UFSM com manifestantes e não apenas com objetos. Além disso, a passeata na praça pode ter alcançado o número de 10 mil manifestantes.

UNE, UBES e ANPG chamaram novas manifestações em defesa da Educação Pública nacionalmente para o próximo dia 30 de maio. Em Santa Maria, o DCE e outras entidades estudantis (como Diretórios Acadêmicos e estudantes secundaristas) estão se organizando e buscaram apoio das demais entidades sindicais para promover os atos na cidade.

Ao longo dessa semana serão ouvidas as bases de cada representação para avaliar quais eventos deverão ocorrer na data. Um consenso entre o presentes foi de que o 30 de maio será mais uma etapa da construção da Greve Geral do dia 14 de junho contra os cortes na Educação e contra a Reforma da PrevidÊncia.

O presidente da ATENS/UFSM avaliou o movimento do 15M como muito bom e espera que as próximas manifestações tenham ainda mais participação, já que a busca agora é por esclarecer sobre o alcance dos cortes e o prejuízo que é esta reforma previdenciária.

“As manifestações de 15 de maio superaram em muito as expectativas com grande participação da população. Os movimentos estudantis vieram com força também e foi um movimento ordeiro. Uma aula de cidadania. Fomos chamados de ‘idiotas úteis’ justamente para desestabilizar essa ordem com a qual correram os protestos”, avaliou Clóvis Senger.

 

Confira as fotos da manifestação aqui: https://www.facebook.com/pg/atensufsm/photos/?tab=album&album_id=2289865041268975