CT teve reunião setorial com diretoria executiva

Seguindo a rodada de reuniões setoriais, o Centro de Tecnologia recebeu a diretoria da ATENS/UFSM para uma conversa sobre as demandas locais, ações jurídicas e também a Instrução Normativa nº2. A próxima reunião setorial será no dia 22/11, às 10h na Sala do GEP 1 – Subsolo, no HUSM.

Após uma rodada de apresentações, o presidente da Seção Sindical, Clóvis Senger, pediu aos presentes união para enfrentar as ações contra o serviço público que virão em breve. “Precisamos da presença e da força de vocês para vencermos esse cenário e para barrarmos essas malfadadas reformas”, afirmou Clóvis.

O assessor jurídico da ATENS/UFSM, Giovani Bortolini, também esteve presente e apresentou as ações as quais os filiados podem ingressar e também lembrou que está à disposição o Plantão Jurídico, toda quinta-feira pela manhã, na secretaria da ATENS.

“Pedimos a vocês que mantenham contato com a assessoria jurídica para que possamos conhecer seus principais problemas e assim seja possível definir ações para melhoria do trabalho. A ATENS precisa da participação dos filiados, para que possamos lutar pelo bem do trabalho de vocês”, disse o advogado da Seção Sindical.

Muitas dúvidas surgiram em relação à IN2, principalmente aos atrasos que não puderem ser avisados, ao tempo para consultas médicas e à sobrecarga da chefia imediata. Conforme o diretor da ATENS/UFSM, José Parcianello, a IN2 traz uma ideia de que o serviço público deve funcionar como a iniciativa privada, sem se dar conta das especificidades do setor e das universidades, e engessa a jornada de trabalho.

“Os problemas são a exceção e não a regra. Muitos deles poderiam já ter sido resolvidos pelas chefias”, comenta Maria Nevis, que participou da reunião representando a direção do Sindicato Nacional.

Ao que Venice Grings complementa: “Somos induzidos a achar que somos nós, servidores púbicos, os causadores da crise, mas quando vemos os gráficos do orçamento percebemos onde está o problema”.