Esclarecimento – Reajuste Agemed

Esta semana os/as filiados/as da ATENS/UFSM que têm planos de saúde da Agemed foram surpreendidos pelo aumento dos valores. A ATENS/UFSM esperava negociar o reajuste, porém, após nosso questionamento, a Agemed esclareceu o caso no dia 1º de fevereiro.

Conforme a Agemed, o reajuste, de 14,55%, não precisa ser negociado (como acontece com o da Unimed) pois é necessário ter mais de 30 vidas e mais de um ano para tal.

Nas próximas semanas, será convidado o coordenador da Agemed Santa Maria para uma conversa sobre este e outros pontos que já foram relatados pelos/as filiados/as da ATENS/UFSM.

 

A seguir confira o comunicado da Agemed:

Informamos que no mês de fevereiro (data do contrato pai) ocorre o reajuste anual do seu contrato. Atendendo a Resolução Normativa nº 309 da Agencia Nacional de Saúde – ANS, em vigor desde maio de 2013 na qual determina o agrupamento dos contratos para aplicação única de reajuste, tendo como objetivo diluir a sinistralidade desta carteira bem como manter o equilíbrio econômico financeiro dos contratos e garantir a continuidade da Assistência Médica dos beneficiários do Plano de Saúde.

Os cálculos utilizados são os dos custos da saúde, em abril do ano passado foi decidido que utilizaríamos o percentual do IGPM 10,84% e o ROL 4,55, como pode perceber ainda ultrapassaria o percentual que aplicamos, mas conforme uma análise em conjunto fechamos 14,55%. Como o sindicato entrou na Agemed com menos de 30 vidas, o reajuste vai ser conforme a RN 309 que determina que todos os contratos com menos de 30 vidas sejam avaliados e reajustados com a mesma porcentagem.