Exposição fotográfica alusiva ao Outubro Rosa e ao dia do servidor é aberta

Uma oportunidade de dar tardes alegres, carinho e acolhimento para mulheres que passam/passaram por tratamento de câncer de mama. Foi assim que Cristina Marian Lago, assistente social da ONG Casa Maria, classificou a ação organizada pela Oficina de Fotografia do Projeto Espaço Alternativo (CQVS/Progep) de fazer ensaio fotográfico relativo ao Outubro Rosa.

A exposição foi aberta na tarde desta segunda-feira e apresentou fotos cheias de delicadeza de 11 mulheres acolhidas pela Casa Maria e algumas servidoras da UFSM que venceram o câncer de mama. “Buscamos desenvolver algo diferente e com caráter social e tivemos esse resultado maravilhoso”, comentou a coordenadora do Espaço Alternativo, Cassiana Marques. A exposição fica no hall da reitoria até o fim da Semana do Servidor.IMG_20181029_145620175_HDR

Os ensaios ocorreram em duas sextas-feiras sob a supervisão do coordenador da oficina, Beto Fidler, e proporcionaram uma tarde de muita produção e alegria para as mulheres. “Essas corajosas mulheres aceitaram ser ‘cobaias’ no nosso aprendizado fotográfico”, comentou o coordenador da oficina durante a abertura.

A exposição contou com o apoio da Oficina de Jardinagem que ornamentou o local com as flores da primavera. Com uma música dedicada à força das mulheres que lutam contra o câncer, Alycia Marafiga, preencheu de som a tarde e as fotos expostas. A jovem é filha de Medianeira Marafiga, convidada da comunidade externa que venceu o câncer, e participou da abertura do evento.

O reitor Paulo Burmann e pró-reitores participaram do momento no hall da reitoria, após a abertura das atividades da Semana do Servidor, que segue até dia 1º/11.