HUSM recebe diretoria em reunião setorial

Seguindo a rodada de reuniões setoriais antes da Assembleia Extraordinária do dia 27/11, o HUSM recebeu a diretoria da ATENS/UFSM para debater assuntos do seu cotidiano. Na sala do GEP1, na manhã desta quinta-feira, 22, os servidores expuseram suas preocupações com a Instrução Normativa nº2, o incentivo à qualificação e a aposentadoria especial.

O presidente da seção sindical, Clóvis Senger, apresentou as pautas da reunião e convidou todos para a Reunião Ampliada, organizada pela Comissão Interna de Supervisão (CIS) para discutir a IN2, que será realizada no dia 28/11, às 9 horas, no Auditório Flávio Miguel Schneider (CCR).

A principal dúvida dos servidores é relativa às horas flexibilizadas, já que boa parte do hospital funciona 24 horas atendendo ao público externo. O local já tem um sistema de jornada de 126 horas. “O horário de funcionamento deverá ser definido pela unidade, mas o que será considerado unidade? O centro? O departamento?”, questionou o assessor jurídico da ATENS, Giovani Bortolini.

A questão do sobreaviso também foi questionada. “Com a IN2, o ponto passará a ser controlado diariamente e não mais mensalmente. Isso é uma troca da produtividade pela burocracia. O sobreaviso da normativa é completamente diferente do que é feito atualmente e, segundo a superintendente do HUSM, Elaine Resener, se for aplicada não haverá quem faça sobreaviso”, lembrou Giovani.

O HUSM tem uma comissão que está avaliando a flexibilização e, por isso, um dos encaminhamentos da reunião foi entrar em contato com integrantes dessa comissão para ver como está o trabalho.

Houve a preocupação com a retirada do incentivo à qualificação, ao que José Parcianello explicou que, desde 2007, essa ameaça paira sobre os técnicos, pois muitos entendem que esta gratificação deveria ser apenas para quem leciona. Entre os participantes foi levantada a questão de que o HUSM é um hospital escola e que os técnicos ajudam e supervisionam o trabalho de estudantes e residentes.

Sobre a aposentadoria especial, o assessor jurídico da ATENS afirmou que a falta de documentos é o empecilho da maioria das pessoas. Quem estiver com dúvidas pode procurar o plantão jurídico da ATENS, toda quinta-feira de manhã.