Incentivar o debate para mudar o cenário político atual

O friozinho da manhã desta quinta-feira (07/06) e o chimarrão foram os companheiros da Roda de Conversa sobre o cenário político atual e sobre o reajuste da Unimed. O encontro foi realizado na Sala de Capacitação da Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS/Progep), localizado no prédio 48C após a Coperves. Entre as ações decididas após o debate estão: a mobilização permanente (não é hora de ficar parado/a!), o investimento na formação política do/a servidor/a e o debate junto aos diversos setores da sociedade. 

A base da conversa foi um ensaio sobre a conjuntura política atual, organizada pelo cientista político Rudá Ricci, e enviada pelo Atens Sindicato Nacional. A discussão, porém, perpassou diversos aspectos desde a desesperança individual com a política até mobilizações em conjunto associadas ao dia-a-dia do/a servidor/a.

Em seu texto, Rudá salienta questões como a dissonância cognitiva (quando há algo de incongruente com o sistema de crenças pessoal) pela qual passa boa parte da sociedade brasileira, analisando como os movimentos sociais e sindicais se comportaram desde 2003 até hoje. O cientista político ainda elenca atores do cenário político como precursores de movimentos de extrema direita e de cerceamento de direitos democráticos com o consentimento dos cidadãos.

Os/as participantes do debate salientaram a necessidade de uma reforma política e de lideranças que consigam dialogar tanto com as bases como com instâncias superiores do poder através de uma conversa empática. Foi lembrado também que muitos/as podem estar se sentindo desesperançosos com a política, mas existe a necessidade de entender e debater este tema que perpassa todos os aspectos do nosso cotidiano.

“Temos que pensar quem sustenta essa estrutura que hoje está nos oprimindo? Somos nós mesmos! Mas aí pensamos que o poder de mudança só está em Brasília, mas são os vereadores aqui que mantêm os deputados lá. Sem bases aqui, eles não têm força lá”, argumentou Maria Nevis Weber.

As reduções já vistas nas bolsas de pesquisa foram alguns dos eventos que já podem ser sentidos diretamente no cotidiano dos estudantes, a redução dos orçamentos das universidades também estão presentes na vida, porém não se percebe uma mobilização para mudar isso, segundo os/as presentes na conversa.

Com estas discussões em mente, os presentes acordaram em manter uma mobilização constante não apenas dentro dos seus círculos pessoais mas também dentro das associações e sindicatos. O investimento em palestras e debates que desenvolvam a formação política dos servidores foi outra das propostas a qual já veio com o convite para participação do III Encontro Nacional da Educação, que ocorre entre os dias 15 e 16 de junho e abordará diversos aspectos da educação no município e no país, com leis, acesso, permanência e a reforma do ensino médio.

 

Reajuste dos planos de saúde da Unimed

O valor proposto pela cooperativa foi de 32,36%, mas uma reunião já foi agendada com a entidade para discutir este valor na próxima segunda-feira, dia 9. Na oportunidade estará presente a assessoria jurídica da ATENS/UFSM.