Mateada com informAÇÃO vai buscar esclarecer a importância das manifestações do dia 10/11

O dia 10 de novembro foi escolhido como Dia Nacional de Lutas por anteceder a entrada em vigor da reforma trabalhista. Para integrar o movimento que acontece no Brasil todo, a ATENS/UFSM vai fazer uma “Mateda com informAÇÃO” no hall da Reitoria, a partir das 8h da manhã, com vistas a esclarecer os motivos e a legitimidade da manifestação. Às 9h a assessoria jurídica da ATENS estará presente solucionando dúvidas.

Na oportunidade serão apontados os motivos do movimento contrário às reformas que estão sendo feitas pelo governo, bem como da problemática da Medida Provisória 805/2017, que aumenta alíquotas de contribuição previdenciária para servidores públicos e congela reajustes salariais.

Objetivo é demonstrar que as manifestações são legítimas porque o serviço público – que atende toda a população – está sendo destruído e isso precisa ser evitado. Manifestações são necessárias para tentar reverter o quadro de reformas propostas pelo governo, como a da Previdência.

Relativamente à MP 805/2017, diversas entidades – entre elas a ATENS/UFSM – estão estruturando ações judiciais contra essa aprovação. O Sindilegis é um dos que está organizando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a MP.

Para o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, a medida provisória apenas contribui para o desmonte do serviço público brasileiro: “Essa MP coloca os servidores como bode expiatório de toda a má administração e a corrupção que há no Governo”. (veja essa informação aqui)

Na avaliação do vice-presidente da ATENS/UFSM, Clóvis Senger, é possível até caracterizar o aumento da alíquota somado ao congelamento de reajustes como redução salarial.

Para a presidente, Diana Sampaio, “Diante de um momento tão grave, não podemos paralisar, temos que nos mobilizar e construir novas formas de comunicação, levando informação à opinião pública, de forma que possamos impedir a destruição do Estado Brasileiro, esta é nossa missão”.

O evento é a mobilização da ATENS/UFSM dentro do Dia Nacional de Lutas, que acontece um dia antes da entrada em vigor da Reforma Trabalhista. A atividade foi aprovada em assembleia onde também foi apontado que era mais importante mobilizar do que paralisar.

Traga a sua cuia e térmica e participe da Mateada com informAÇÃO! Fique sabendo mais a respeito das medidas e mobilize-se! Só sua manifestação pode mudar esta situação! 

Haverá lista de presença no local