O que falta para a abertura do Hospital Regional?

A pergunta, feita pelo professor aposentado da UFSM José Paiva durante a tribuna livre, ficou sem uma resposta direta e concreta na reunião pró-abertura do Hospital Regional. O encontro, organizado pela UFSM, teve a participação do reitor Paulo Burmann e lideranças políticas e comunitárias e aconteceu nesta sexta-feira, 4 de agosto. Durante o evento, profissionais da saúde, prefeitos e diversas lideranças reafirmaram a importância da abertura imediata do Regional e que ele seja 100% SUS.

O evento foi gravado e, conforme Burmann, resultará em uma ata que deverá ser entregue ao governador do Estado

ATENS fez manifestação durante a reunião

ATENS fez manifestação durante a reunião

de forma a agilizar a abertura do Regional.

O reitor abriu a reunião enfatizando a situação da saúde pública em Santa Maria e região, que seria melhorada com a abertura de mais leitos do Regional. “Esperávamos que o HR reforçasse a estrutura de saúde de Santa Maria. Nós que estamos na linha de frente – o HUSM é o maior hospital público da região – estamos apelando a abertura do Regional o mais rápido possível. É uma questão humanitária, não há espaço para bandeiras partidárias e interesses pessoais”, afirmou Burmann que reforçou o interesse da UFSM, através da EBSERH, em gerir o novo hospital.

Angústia

Leocarlos Girardello, presidente da Associação dos Municípios da Região Central (AM-Centro), ressaltou a angústia de ter um hospital pronto próximo das cidades da região e, por não estar em funcionamento, ter que mandar pacientes para Porto Alegre e Uruguaiana. Diversos profissionais de saúde ressaltaram a superlotação do HUSM e a mortandade de pessoas esperando nas filas ou sendo atendidas em macas. Os presentes também ressaltaram que, se a UFSM estivesse na gestão do Regional, ele já estaria funcionando. A presença do judiciário também foi solicitada em próximos encontros já que é bastante acionado para que os pacientes consigam leitos.

Elaine Resener, superintendente do HUSM, ressaltou que o Hospital Universitário conseguiu aumentar o atendimento de consultas o que resultou no aumentou do encaminhamento para cirurgias. O HUSM sozinho, porém, não consegue atender toda a demanda.

A enfermeira e secretária da ATENS, Salete Rizzatti, reiterou a necessidade da abertura imediata do Regional

A enfermeira e secretária da ATENS, Salete Rizzatti, reiterou a necessidade da abertura imediata do Regional

O deputado estadual Valdeci Oliveira trouxe informações sobre a questão do plano de operação encomendado pelo Estado por cerca de R$6 milhões e que já está concluído. “Pedimos que fosse aberto ao público e pleiteamos um encontro com o governador para saber o que será feito do Regional”, disse na Tribuna.

O médico Marcos Lobato levantou a questão do perigo do HR ser administrado por entidades privadas e filantrópicas que não deixem o atendimento 100% SUS. “Se não for 100% SUS, o Regional vai competir por pacientes que paguem e competirá com os pequenos hospitais, que serão fechados. Assim as cidades terão que pagar para esses hospitais filantrópicos. Além disso, o processo de seleção dessa entidade não está sendo transparente”, alertou.

Interesses

Lideranças que compuseram a mesa

Lideranças que compuseram a mesa

Helen Cabral, que foi vereadora em Santa Maria e também foi candidata a prefeita da cidade, afirmou que o Regional ainda não abriu por interesses no que se refere a ser ou não 100% SUS. “A EBSERH e o então governador Tarso Genro assinaram intenção de administrar o Regional que ainda não foi revogada mas nada foi feito. O Regional só não abriu por interesses sobre ter ou não uma parte dos atendimentos privados”, concluiu na Tribuna.

A ATENS/UFSM fez uma vigília silenciosa na entrada do HUSM como forma de ressaltar a necessidade de abertura do Regional 100% SUS antes de ocorrer a reunião da manhã desta sexta. A enfermeira Salete Rizzatti, secretária da ATENS, afirmou durante a tribuna que durante o encontro foi demostrada muita vontade política, mas que agora é preciso ação.

Os presentes também concluíram que todas as manifestações na cidade sobre o Regional acabam por não ter eco no governo estadual e federal e por isso é preciso se organizar para ir até o governador entregar e cobrar essas demandas.

Manifestação na entrada do HUSM

Manifestação na entrada do HUSM

Vídeos e fotos

A ATENS fez uma série de vídeos com a comunidade e com profissionais do HUSM sobre a importância da abertura do Hospital Regional 100% SUS que você pode conferir aqui.

Você pode conferir mais fotos do evento neste link.

O Diário de Santa Maria também deu destaque à manifestação da ATENS em suas páginas digital (clique aqui) e impressa.

clipping DSM