Reitores entregaram reivindicações a Lula. Manifestantes brigaram no campus

A caravana do pré-candidato Luís Inácio Lula da Silva esteve ontem em Santa Maria agitando manifestantes contra e a favor do ex-presidente. Em encontro com reitores, acompanhado de Dilma Rousseff, Lula recebeu dos dirigentes das Universidades e Institutos Federais de Ensino do Rio Grande do Sul uma carta com as reivindicações das IFES para a educação.Lula e Dilma na UFSM (8)2

O encontro entre Lula e Dilma e os reitores das IFES, ocorrido ontem (terça, 20/03), foi o primeiro de uma série que deve acontecer com todos os pré-candidatos à presidência. Conforme o reitor Paulo Burmann, candidatos ao governo do RS, deputados e senadores também podem participar das reuniões que ainda não têm um calendário específico.

Os reitores entregaram a carta de reivindicações que demanda, entre outras questões, garantias e a priorização do financiamento do sistema público de educação superior do país, com investimentos contínuos e crescentes. A carta foi assinada por todos os reitores das IFES do RS e está alinhada com as diretrizes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif).

No documento, os reitores expõem sua preocupação com a redução drástica de investimentos em educação tanto superior como a básica e a tecnológica, que vem prejudicando o sistema educacional e também a economia do Estado, pois, conforme a carta, cerca de R$ 1 bilhão deixam de circular em razão da “política de descompromisso com a educação”. O reitores também assinalam que isso, somado à Emenda Constitucional 95 (que congela despesas primárias nos próximos 20 anos) afeta a assistência estudantil, a permanência dos estudantes, os recursos para prós-graduação e pesquisa e limita os programas de extensão junto à comunidade.

A carta elenca nove propostas, entre elas a garantia de continuidade a projetos e obras pactuadas e repactuadas com o MEC, recompor os orçamentos aos valores de 2014 e recompor os orçamentos das agências de fomento à pós-graduação, pesquisa e inovação. Todas as propostas podem ser lidas aqui.  Lula e Dilma na UFSM (39)

Ao final do encontro, o reitor da UFSM avaliou positivamente a reunião, considerando adequada a estratégia adotada pelas instituições parceiras em abrir o diálogo com os presidenciáveis. “Tivemos plena liberdade para apresentar a pauta, que é recorrente das universidades e institutos federais para garantir que os pré-candidatos se comprometam de fato com essa pauta, no sentido de garantir os investimentos na educação pública brasileira”, observou Burmann.

Enquanto ocorria a reunião, a portas fechadas até para a imprensa, manifestantes pró e contra Lula entoavam cânticos e palavras de ordem. Brigas, que utilizaram até paus e relho, ocorreram antes da chegada da Brigada Militar, mas integrantes do MST fizeram um cordão humano de isolamento entre os rivais, o que conteve as agressões físicas.

Sobre as agressões ocorridas entre os manifestantes durante o encontro o reitor Burmann afirma que “esperava uma manifestação, mas não violenta. Com isso todos perdem: a sociedade, a democracia e mesmo o fundamento desta reunião que é de fortalecer as demandas das universidades e da educação”.

Na reunião estiveram presentes, além de Burmann, Jaime Giollo (reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul), Rafael Rossetto (reitor do Centro de Ensino Superior Rio Grandense), Cristian Wittmann (representante do reitor da Unipampa), José Eli Santos dos Santos (reitor do IFRGS) e Carla Comerlato Jardim (reitora do Instituto Federal Farroupilha).Lula e Dilma na UFSM (38)2

O presidente da ATENS/UFSM, Clóvis Senger, esteve presente durante o evento e acompanhou as discussões entre os reitores e o pré-candidato, Lula. Em breve, será divulgada a avaliação da ATENS sobre o evento.