Reunião Ampliada debateu aumentos do GEAP

Na tarde desta terça-feira, 15/05, a Diretoria e a Assessoria Jurídica da ATENS/UFSM debateram com os filiados a situação do plano de saúde do GEAP. Nos meses anteriores, os atendidos pelo plano tiveram aumentos de 100% no valor da coparticipação do valor pago ao Geap.

O advogado Giovani Bortolini adiantou que já entrou em contato com os gerentes do GEAP, mas, até o momento, não foi dada uma motivação para o aumento excessivo. Bortolini explicou aos presentes que há uma ação judicial discutindo a abusividade destes aumentos.

Conforme o presidente da ATENS, Clóvis Senger, as perspectivas em relação ao assunto não são favoráveis já que o Superior Tribunal de Justiça se eximiu de responsabilidade no caso. Segundo o Tribunal, os planos de auto-gestão (caso do GEAP), não estão sujeitos às normas da Agência Nacional de Saúde, não sendo, portanto, obrigados à praticar os reajustes estabelecidos pela ANS.

A Diretoria da ATENS, ainda, gestionou junto às operadoras UNIMED e AGEMED conveniadas com a Seção Sindical, e obteve autorização para que sejam analisadas as situações dos filiados usuários do GEAP que tenham interesse em migrar os planos de saúde coletivos vinculados a ATENS/UFSM.

Como proposta aos filiados que possuem vínculo com o GEAP, a ATENS sugere aos que tiverem interesse, que verifiquem a possibilidade de efetuar a migração para um dos planos oferecidos pelas duas operadoras com as quais a ATENS mantém convênio. Para tanto, os segurados GEAP que assim o desejarem, deverão dirigir-se à sede da ATENS/UFSM – Seção Sindical para receber as orientações necessárias.