Na tarde do dia 29 de julho, a ATENS/UFSM realizou o Sarau Cultural em homenagem ao Dia do Servidor Público Aposentado. O evento reuniu colegas aposentados e aposentadas para um momento de encontro, escuta e reconhecimento.
A abertura contou com apresentação musical da artista Amanda Theodozio, da escola Musiartes, seguida das falas da presidente da ATENS/UFSM, Salete Rizzati, e da diretora de aposentados, Vânia Durgante.
Durante o evento, foi apresentado o novo site da ATENS/UFSM, que passou por reformulação para oferecer uma navegação mais acessível e funcional e exibido o vídeo institucional da seção sindical, reforçando a história e atuação da entidade na defesa dos interesses dos técnicos de nível superior da UFSM.
Também foi lido e discutido o ofício que será encaminhado à reitora eleita da UFSM, professora Martha Adaime, com propostas voltadas à valorização e à inclusão dos aposentados nas atividades da universidade. Entre os pontos abordados, estão:
Oferta de cursos e oficinas sobre tecnologias digitais e educação financeira;
Inclusão dos aposentados em projetos de extensão em áreas como saúde, educação e proteção social;
Divulgação de vagas em cursos de graduação e pós-graduação para aposentados;
Participação em ações como mentoria, tutoria, palestras e organização de eventos;
Criação de bolsas Sênior para atuação remunerada em áreas de conhecimento.
O documento destaca como a presença ativa dos aposentados pode fortalecer a comunidade universitária, contribuindo para uma universidade mais diversa, humana e conectada com diferentes gerações.
Além da programação, o sarau contou com coffee break e sorteio de brindes. Agradecemos à Diélia Ferreira, da Universitária Seguros, que esteve presente e ofereceu uma cesta para o sorteio. Também agradecemos aos parceiros Unimed Santa Maria e Vicoflora, que colaboraram com brindes.
Nosso agradecimento especial vai a todas e todos que participaram. A presença de cada um fez desse momento uma verdadeira celebração da trajetória e da contribuição dos servidores aposentados.
Seguimos comprometidos com a valorização de quem construiu — e segue construindo — a história da UFSM.