2006
01/01/20062008
01/01/2008MARÇO – Tiveram início as discussões para criação de Associações Locais, como meio de formalizar o Movimento e organizar os TNS em cada universidade.
MAIO – O chamado CENÁRIO 2 foi aprovado em Plenária da Federação. Esta formulação determinava que todo recurso destinado pelo governo para a carreira do PCCTAE deveria ser distribuído de forma a que todas as classes chegassem aos seus pisos desejados ao mesmo tempo. Na prática, representou a quebra da linearidade da tabela. Entretanto, a Direção Nacional da Federação jamais encaminhou essa decisão de plenária nas mesas de negociação. Foi deflagrada greve da categoria no dia 28 de maio. Esta greve durou 100 dias.
AGOSTO – Criação da ATENS/UFRN no dia 07/08/2007 e criação da ATENS/UFV em 29/08/2007 como Associações Locais.
SETEMBRO – Foi assinado o Termo de Compromisso entre o governo – por meio do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sr. Duvanier Paiva, e do Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Sr. Ronaldo Mota – e a Federação, cuja reestruturação da matriz salarial contemplou os Técnicos de Nível Superior com um percentual sobre o salário vigente e a alteração de 10 steps entre a classe D e E. A Federação não concordou com a distribuição equitativa dos recursos e insistiu em manter um reajuste linear, até ser derrotada pela posição do governo. Os índices não foram lineares, como queria a Federação, não foram absorvidos pelo VBC e foram implementados em 3 etapas: maio/2008, julho/2009 e julho/2010. Esta foi a primeira grande conquista dos TNS, que conseguiram a quebra da linearidade, bandeira de luta definida desde o II Fórum, em agosto de 2005.
NOVEMBRO – Foi realizado o I Fórum dos Técnicos de Nível Superior da UFPA, integrados com os NS da UFRA, com o intuito de organizar a representação dos TNS localmente.
DEZEMBRO – Foi realizado o I Fórum dos Técnicos de Nível Superior das Instituições Federais de Ensino da Região Sudeste, em Viçosa/MG, com pauta sobre a identidade dos TNS, perspectiva do movimento e construção do futuro, em discussões coletivas que culminaram com a aprovação do Manifesto TNS, elaborado pelos TNS da UFSC.