Pedagogas e TAEs deliberam pela construção de documento sobre funções profissionais

Nesta segunda-feira, pedagogas e Técnicas em Assuntos Educacionais se reuniram para debater o papel de seus cargos na UFSM. O evento foi alusivo ao Dia da Educação, 29 de abril. As servidoras deliberaram pela criação de um documento conjunto sobre as funções e lotações mais adequadas considerando a descrição dos cargos e o ambiente organizacional. O encontro teve também a participação da coordenadora da Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), Diana Sampaio.

As mudanças e reestruturações que estão em curso na Universidade, e nas Ifes em geral, foi um dos temas de debate. Com a readequação das FGs algumas unidades podem deixar de existir, como as UAPs, gerando grande preocupação entre as profissionais que lutaram pela existência das mesmas.

O peso que a gestão da UFSM dá ao processo de ensino, em relação a outras atividades-meio, e como reconhece (ou não) o trabalho desempenhado pelas servidoras destes cargos também foi questionado. O tema surgiu diante da aprovação recente do CONSU de resoluções que tratam os processos de orientação acadêmica como exclusiva dos docentes.

Outro ponto de pauta foi a invisibilidade interna dos colégios frente à Administração Central. Fato observado em diversas ações da administração central, que não apresenta dados dos colégios e da unidade de educação infantil Ipê Amarelo, bem como não refere, nos documentos oficiais e editais, o público destas unidades (por exemplo: guia e calendário acadêmico, editais de fomento, etc).

As TAEs e Pedagogas alertaram para a possibilidade de extinção desses cargos e, diante das questões levantadas no debate, optaram pela criação de um documento feito em conjunto sobre funções e lotações mais adequadas.

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Salete de Jesus Souza Rizzati
Presidente ATENS / UFSM
“Na ATENS/UFSM, trabalhamos incansavelmente para fortalecer a representação dos técnicos de nível superior, promovendo a valorização profissional e assegurando nossos direitos. Juntos, construímos um ambiente universitário mais justo e colaborativo.”

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