Aprovada adesão do ATENS SN à Central Pública

Com a expressiva maioria de 94% dos votantes, os TNS disseram sim à Pública

Em consulta eletrônica, realizada nos dias 7 e 8 de junho, os Profissionais Técnicos de Nível Superior de todas as regiões do país decidiram pela adesão do ATENS Sindicato Nacional à Central do Servidor Público, a Pública. Com a expressiva maioria de 94% dos votantes, os TNS disseram sim a um novo sistema de representação específica dos servidores e empregados públicos.

A decisão acontece após ampla discussão das Seções Sindicais filiadas ao ATENS SN em suas bases. Para a Diretoria do Sindicato, a filiação a uma Central que agrega o funcionalismo público, respeitando as diferenças entre o servidor público e o trabalhador da iniciativa privada, deve fortalecer a luta dos TNS por melhores condições de trabalho, remuneração e de atuação profissional.

Assim que foi encerrada a apuração dos votos, a presidente do ATENS SN, Rosário Oliveira, se posicionou sobre o resultado. Para a dirigente, a celeridade exigida pela dinâmica do processo fez com que a Diretoria encaminhasse a Consulta Eletrônica, conforme permite o Estatuto. “Creio que era nossa responsabilidade utilizar as novas tecnologias de comunicação na consulta aos sindicalizados sobre a posição que o ATENS SN deveria adotar na perspectiva de ampliação de nossa representatividade”.

A Pública

Fundada em agosto de 2015, representa os servidores públicos de todo o país, de todas as categorias, das três esferas de poder e do funcionalismo da União, Estados e Municípios.

Entre as pautas de defesa da Pública estão: a probição da terceirização nas atividades essenciais do funcionalismo público, valorização da carreira do servidor, investimento na qualificação desses profissionais, redução de indicações políticas e de cargos comissionados.

A Pública também quer a implementação de uma data-base para a categoria, instituir em lei a negociação coletiva e garantir outras condições de trabalho previstas na Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para a função pública.

Fonte: ATENS-SN