ATENS é convidada para audiência pública relativa à Reforma da Previdência

Amanhã, dia 18 de abril, a presidente da ATENS/UFSM e secretária geral do ATENS – Sindicato Nacional, Diana Sampaio, vai representar as entidades em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. A reunião, que ocorre em Brasília, vai tratar do tema “As reformas previdenciária e trabalhista e o impacto para policiais e professores”.

A expectativa da secretária do ATENS-SN é poder demonstrar a posição contrária do Sindicato a essas reformas. “Fomos convidados para falar sobre a reforma da previdência, em especial as implicações para as aposentadorias especiais (professores, profissionais da área da saúde e policiais). Nossa expectativa é marcar presença e tecer fala contrária à reforma. O Sindicato Nacional e as seções sindicais se posicionam completamente contra a PEC 287, reconhecendo o prejuízo em especial para as mulheres e os profissionais que têm o direito à aposentadoria especial” comentou Diana.

O debate é uma iniciativa da CDH do Senado.

Na semana passada, dia 11 de abril, a presidente da ATENS/UFSM, Diana Sampaio, e a presidente do Sindicato Nacional, Rosário Oliveira, participaram de reuniões na Auditoria Cidadã e no Ministério da Educação. No MEC, as representantes da ATENS estiveram reunidas com a Secretaria de Educação Superior (SESu), que é a unidade do MEC responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior.

Conforme Diana, a reunião no MEC foi de difícil negociação mas teve resultados positivos.