ATENS participa da construção do Encontro Nacional da Educação

Está sendo organizada para os dias 25 e 26 de maio, na escola Cilon Rosa, em Santa Maria, a etapa municipal do III Encontro Nacional da Educação (ENE). O evento busca construir um projeto de educação independente, classista e democrático para o país, com a participação de professores, estudantes, movimentos sociais e populares. Nesta terça-feira, 17/04, o Comitê local do ENE esteve reunido na sede da Sedufsm para construir o encontro. A pedagoga Venice Grings representou a ATENS/UFSM na ocasião.

A reunião buscou formar a programação dos dois dias de evento que terá mesas de debate com os temas escola pública, classista e democrática e também políticas públicas para a educação (na qual se encontra o tema do Programa Nacional de Educação – PNE).  No debate da escolha dos nomes para as mesas, os participantes lembraram que é preciso contextualizar as atuais políticas de educação e resgatar o PNE como um projeto de cidadania e soberania, lembrando que o ENE é uma prática de resistência à mercantilização do ensino e de luta por uma educação de qualidade para todos.

Venice ressaltou o papel político do professor em um contexto no qual é cobrado por resultados e entrega de conteúdo. “Muitas vezes o professor fica apenas no conteúdo e deixa de ensinar cidadania aos seus alunos, vivemos um analfabetismo político e há uma omissão nossa”, comentou a pedagoga da ATENS durante o evento.

Outra reunião de construção do evento ocorrerá no dia 25 deste mês às 19h na sede da Sedufsm.

O que é o ENE?

O Encontro Nacional de Educação é organizado nos níveis municipais, regionais e nacionais com o objetivo de debater a educação, lutar por um ensino mais independente, democrático e classista, cobrar mais dinheiro público para a educação pública e diagnosticar a situação das escolas. Suas principais pautas são o financiamento da educação, o acesso e permanência dos estudantes, a democratização do ensino, contra a mercantilização, privatização e precarização da educação.

O ENE luta por um projeto de educação que atenda as necessidades da população desfavorecida, pela aproximação e diálogo das escolas com as universidades, pela formação de cidadãos críticos e conscientes que atuem no mundo com vistas em transformá-lo, pela universalização do acesso às diversas formas de conhecimento (filosófico, artístico, cultural e científico) e para que a comunidade escolar tenha espaço para construir políticas públicas para a educação.

Em 2016, o ENE promoveu uma etapa local em Santa Maria na Escola Cilon Rosa (que deverá ser o local do encontro deste ano), enviou representantes para fases estaduais em Porto Alegre e Nacional em Brasília. O movimento também participou das lutas contra as reformas Previdenciária, trabalhista e do Ensino Médio no ano passado.