ATENS participa de debate ao vivo na TV do Servidor

A comitiva do ATENS Sindicato Nacional e Seção Sindical da UFSM que está em Brasília participou de um debate ao vivo na TV do Servidor, organizado pela frente “A Previdência é Nossa” o qual trouxe diversos especialistas nos temas relativos às reformas e também a posição de entidades e políticos. A comitiva da ATENS está participando da manifestação contra as reformas da previdência, trabalhista e lei das terceirizações na capital federal.

Rosário Oliveira, presidente do ATENS Sindicato Nacional, Paulo Menezes, vice-presidente do ATENS-SN, e Diana Sampaio, secretária do ATENS-SN e presidente da ATENS/UFSM, participaram da mesa de debate que foi conduzido por Amauri Perusso, presidente da Fenastc.

Rosário apresentou a situação das universidades públicas, que estão passando por contingenciamentos e cortes deIMG-20170523-WA0014 gastos correndo o risco até de deixarem de prestar alguns serviços à comunidade. “Isso se agravou agora nesses último ano quando os orçamentos das universidades só dão até setembro, depois disso não sabemos como será feito com luz, material para aulas e etc.” comentou e Diana complementou: “Com as PEC já aprovadas que congelaram a educação e saúde e fizeram morrer à míngua as universidades e pronto-socorros. E isso não é certo. A auditoria cidadã da dívida é nossa única saída para não ficar pagando dívidas que não são nossas”.

Paulo Menezes salientou a questão do estado mínimo. “Não há como ter um estado mínimo em um país com um grande passivo com a população como o nosso. Nenhum país hoje desenvolvido não teve um estado forte”, disse.

As manifestações que tomaram as ruas de todo o Brasil, como a do dia 28 de abril, também foram lembradas como demonstração de força da população. “Não conseguimos barrar a PEC 55, mas já foi possível modificar um pouco as reformas. A única forma de mudar essa situação é lutar , é ir para a rua. Ocupar não só Brasília, mas todas as ruas amanhã (24/05). O 28 de abril mostrou a força popular e o poder legitimador das ruas. Todas as categorias estiveram unidas e foi o que fez a diferença. Vamos juntos resgatar nossa força de decisão”, disse Rosário.

Você pode conferir os debates na íntegra neste link, a participação da ATENS está em 1h45min de vídeo.