ATENS/UFSM busca demandas em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e tira dúvidas sobre carreira, ações judiciais e convênios

Seguindo um dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico, a diretoria executiva da ATENS/UFSM esteve esta semana nos campi da UFSM de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. A visita teve como objetivo estreitar os laços com servidores e filiados dessas localidades bem como ouvir demandas de cada unidade.

IMG_3876-

Encontro em Palmeira das Missões

A comitiva, composta também pelo assessor jurídico da ATENS, Giovani Bortolini, e por uma representante da Universitária Seguros, tratou de assuntos como Carreira, ações jurídicas, convênios e benefícios aos filiados.

O presidente da ATENS/UFSM, Clóvis Senger, ressaltou a importância de fortalecer a ligação com os filiados pois somente a força do conjunto será capaz de minimizar os prejuízos e avançar nas lutas. “Um exemplo é a reforma da Previdência que foi barrada graças a união e força de todos”, disse Clóvis.

O diretor de Carreira, José Parcianello, explicou como foi estruturada a proposta de carreira da ATENS. “Não queremos dividir a categoria mas não somos representados na outra federação. Uma das metas é sair do tabelão do PCCTAE que é uma matriz salarial impraticável e engessada. O próprio MEC apontou que o PCCTAE é inconstitucional e privilegiou cargos de forma muito subjetiva. Tivemos um grande prejuízo com isso em 2005 e este foi o motivo da fundação do ATENS Nacional”, esclareceu Parcianello.

IMG_3823-

Parcianello explica proposta de carreira

Conforme o diretor, o vencimento básico inicial dos profissionais de nível superior das IFE’s é muito pouco atrativo. Outro problema decorrente disto é a grande rotatividade de profissionais que encontram melhores salários em outros órgãos e deixam a universidade. “Uma das sugestões é a da incorporação dos chamados ‘penduricalhos’ no vencimento básico, tornando este mais atrativo, além do fato dos mesmos estarem sob constante ameaça” comentou Parcianello.

A carreira proposta pela ATENS foi construída ao longo de dois anos ouvindo servidores de todo o país e é composta de quatro classes e 15 níveis. A tabela valoriza tanto o tempo de serviço como o desenvolvimento do servidor pois leva em conta – através de pontos e avaliações – atividades de gestão, coordenação de projetos e chefias, além das qualificações. “A proposta dá merecimento ao servidor que se envolve com a carreira e a gestão, mas também permite a evolução por tempo de serviço, porém de forma mais lenta”, concluiu Parcianello.

A proposta já foi apresentada ao governo e esteve em debate em quatro encontros formais. Recentemente o Sindicato Nacional apresentou a proposta ao senador José Pimentel.

É possível conferir as diretrizes de carreira aqui.

Ações judiciais e benefícios aos filiados

O assessor jurídico Giovani Bortolini apresentou as ações em tramitação em nome da ATENS/UFSM que, julgadas procedentes, irão beneficiar os filiados da ATENS/UFSM. O Assessor Jurídico também esclareceu que cada filiado pode entrar em contato com a Assessoria Jurídica para ingressar com ações individuais através dos telefones 3028-1128 e 3220-8112, mandar e-mail para giovani@bortoliniadvogados.adv.br ou comparecer no Plantão Jurídico realizado nas quintas-feiras na Sede da ATENS/UFSM – Seção Sindical, no prédio da Reitoria no 7º andar.

Entre as ações que podem ser ajuizadas individualmente pelos filiados estão:

  • A cessação do desconto do imposto de renda sobre o valor recebido a título de auxílio-creche,
  • A correção monetária sobre valores recebidos nos últimos cinco anos na rubrica “exercício anteriores”,
  • A cobrança de valores devidos ao servidor e inscritos em “exercícios anteriores” e não pagos pela administração pública federal; entre outras.

A Assessoria Jurídica também esclareceu aos filiados presentes a questão referente ao regime complementar de previdência social.

A Universitária Seguros apresentou sua parceria de longa data com a ATENS e com a própria UFSM (cerca de 70% dos servidores são clientes da empresa), além de seus produtos – que incluem todos os tipos de seguros (carro, casa, etc). Ainda ressaltou que os filiados da ATENS têm diversos benefícios e também contam com o atendimento pessoal e rápido de seus corretores.

Unimed – A ATENS/UFSM levou aos colegas de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões a informação de que aqueles que aderirem aos Planos de Saúde da Unimed (e os que já tem) poderão ser atendidos tanto em suas cidades como também em Santa Maria. O aumento da abrangência local dos planos foi um pedido das unidades e foi atendido pela cooperativa de Saúde.

 

IMG_20180405_093947199_HDR

Encontro em Frederico Westphalen

Demandas locais

Em Frederico Westphalen, os filiados da ATENS/UFSM levantaram a questão da dificuldade de afastamento para qualificação, no caso específico para doutorado, em razão de haver poucos funcionários – o que prejudicaria o funcionamento das unidades. A ATENS irá buscar o diálogo com os PPG’s da sede para tentar encontrar soluções para essa questão.

“Somos cerca de 15 interessados em qualificação mas não podemos pedir afastamento total porque há setores em que só há uma pessoa, em outros duas. Aí temos que esperar uma delas fazer o curso para a outra poder se qualificar e isso pode durar quatro anos, como no caso do doutorado”, comentou Silvane Brand, secretária executiva em Frederico Westphalen.

Em Palmeira das Missões, os filiados pediram por mais ações e mais ligação com os campi fora de sede.