ATENS/UFSM debate doutorado para FW e PM com PPGA

Atendendo aos pedidos dos filiados de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões por doutorado em Administração Pública, a diretoria da ATENS/UFSM esteve reunida com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFSM, Eugênio Simonetto, na manhã desta terça-feira, 24 de abril.

O presidente da ATENS/UFSM, Clóvis Senger, e a Secretária Venice Grings, expuseram a necessidade dos servidores dos campi fora de sede relativa ao doutorado, que foi bem recebida pelo professor Eugênio. Conforme ele, não há recursos para implantação de um doutorado nos campus de Palmeira das Missões ou Frederico Westphalen, tampouco para o deslocamento de professores.

“Hoje, por questões de logística e de recursos, não temos como abrir um curso regular, porém temos interesse em suprir essa demanda. Precisamos ver como viabilizar isso futuramente. Estamos de portas abertas para o diálogo e novas ideias”, comentou Simonetto.

O coordenador ainda sugeriu a possibilidade de se buscar um Doutorado Interinstitucional (DInter) pois assim poderia haver a entrada de recursos e a possibilidade de aulas fora de sede. Outra possibilidade levantada na reunião foi uma conversa com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas para prospectar possibilidades.

“Foi bom vocês terem vindo para nós sabermos das demandas de vocês e também vocês verem o que estamos fazendo”, avaliou Simonetto. Clóvis Senger também classificou o encontro como positivo. “Nos deixou animados e somos parceiros no que pudermos ajudar”, disse.

Os filiados de Frederico Westphalen pediram por formas de poderem fazer doutorado já que não há como pedir afastamento do local de trabalho sob pena do setor ficar sem efetivo. Ir à Santa Maria também deixaria o setor sem assistência e atrapalharia os estudos do doutorado. As demandas foram repassadas na última visita da ATENS/UFSM aos locais.