ATENS/UFSM faz visita ao reitor

Debate das novas diretrizes de carreira, adesão à Pública, sede própria e restaurante próximo ao HUSM foram alguns dos assuntos tratado

Com a presença da presidente do ATENS – Sindicato Nacional, Maria do Rosário Alves de Oliveira, a direção da ATENS/UFSM – Seção Sindical fez uma visita ao reitor para deixa-lo a par do andamento das questões referentes à entidade e à carreira dos ocupantes de cargos de nível superior. Na oportunidade, a presidente Maria Nevis entregou ao reitor Paulo Brumann o documento no qual consta a decisão judicial que reconhece os técnicos de nível superior como carreira e a legitimidade do ATENS-SN.

“Desde o PCCTAE os ocupantes de cargos de nível superior estão defasados e foi dessa demanda que surgiu o sindicato. Nossa preocupação é que exista o debate na nossa categoria principalmente em relação ao salário inicial que não é nada atraente no sentido de manter o NS aqui na universidade e percebemos que o governo não tem propostas para o nível superior. Além disso temos um quadro muito qualificado mas insatisfeito que não consegue aplicar sua qualificação no seu trabalho e a universidade que perde com isso. Desde junho estamos trabalhando numa proposta de carreira e achamos importante deixar o reitor a par do nosso caminhar”, disse Maria Nevis a Burmann.

visita reitor 2Conforme o reitor é legitima e importante a mobilização dos NS e a falta de propostas do governo se dá em razão da maior articulação dos outros setores. Ainda, Burmann aponta que a situação não é nada boa para as universidade em relação à situação política atual. “Tenho escutado manifestações positivas em relação ao ATENS, mas por enquanto no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES (FORGEP) ainda não chegou a discussão de carreira dos NS porque a luta lá é pela sobrevivência das próprias universidades. A situação é péssima em qualquer cenário que se desenhe”, comentou o reitor.

O reitor ainda argumentou que se o servidor vai bem a universidade vai bem e ressaltou a importância da participação da ATENS/UFSM na reformulação do estatuto da universidade através da sua candidatura nas chapas. “Esse é um espaço especial no qual a ATENS também deve participar. Quem perde com a não atuação dos TNS na pesquisa e em outros setores é a universidade que não colhe os frutos do seu próprio investimento”, avaliou o vice-reitor Paulo Bayard.

Sede e restaurante – O cronograma da sede das entidades dos servidores da UFSM está atrasada, conforme o reitor, pois ainda não foi lançado o edital de chamamento que estava previsto para o início do ano letivo. Em relação ao restaurante no HUSM, o reitor afirmou que nova área está sendo estudada junto ao conglomerado de prédios do CCS já que a área anterior invadia um espaço de preservação ambiental.