Candidatos à reitoria apresentam propostas

Com o objetivo de informar melhor os seus filiados, a ATENS promoveu na tarde de terça-feira (20/06) uma roda de conversa com os candidatos à reitoria da UFSM. Cada candidato teve 20 minutos para apresentar suas propostas de gestão da universidade e 10 minutos para responder às perguntas do público presente. Na oportunidade também foi entregue a cada candidato uma pauta de reivindicações da ATENS formulada com sugestões dos filiados enviadas por email. 

Chapa 2Conversa_candidatos_reitor (29)

A primeira chapa a expor suas ideias foi a composta pelo professor de Agronomia Dalvan Reinert e o diretor do CAL Pedro Brum Santos. Os candidatos a reitor e vice-reitor (respectivamente) da chapa 2 parabenizaram a iniciativa da ATENS e afirmaram que suas metas na administração da UFSM serão a qualificação da gestão, a otimização dos processos e a melhor utilização do potencial humano e de tecnologia da informação da universidade.

“Reconhecemos que o conhecimento instalado está nos setores da instituição e por isso queremos estar mais próximos de cada um deles. Para isso planejamos uma espécie de portal de otimização da gestão, onde os saberes da universidade ficarão disponíveis para o uso de todos”, disse o candidatado a vice-reitor, Pedro Brum Santos. Dalvan ressaltou que, caso eleitos, vão buscar o diálogo com os sindicatos e setores. “Nosso plano já tem 300 ações registradas, sendo assim temos um início bem claro mas que pode ser modificado através de sugestões”, afirmou o candidato a reitor, Dalvan. A chapa 2 comentou que responderia as pautas entregues pela ATENS.

O programa de gestão da chapa Dalvan e Pedro pode ser encontrada aqui.

Perguntas

Duas perguntas foram feitas à chapa 2. Uma relativa aos aposentados da UFSM não poderem usar os serviços da universidade e outra sobre a manutenção do Espaço Alternativo e se uma atividade lá poderia contar como hora de serviço. Sobre a primeira pergunta, Dalvan apontou que a saúde é uma questão complicada por ter regras rígidas a serem seguidas na saúde pública e sobre a segunda pergurgunta, os candidatos afirmaram que pretendem estender as atividades do Espaço para os outros campi. Sobre poder contar como horas, os candidatos afirmaram que esse ponto pode avançar desde que seja regulado.

Chapa 3Conversa_candidatos_reitor (46)

A segunda chapa a se apresentar foi a de Helenise Sangoi e Laura Fonseca, candidatas à reitora e vice, respectivamente. Laura estava com um problema de saúde e não pode participar. Entre as propostas apresentadas por Helenise está a de uma maior transparência nas contas da universidade. “Tal qual fazemos lá no Centro de Educação onde é possível ver onde foi cada bolsa em específico, por exemplo. Dentro de um planejamento estratégico, pretendemos ouvir a comunidade e elencar prioridades justificando nossas escolhas”, explicou a candidata a reitora, Helenise.

Valorizar as pessoas, dedicando tratamento isonômico e concluir o que a gestão de Brumann está fazendo de bom também fazem parte das propostas da chapa 3. “Pretendo concluir a estatuinte e ampliar a participação dos TAE nas esferas deliberativas. Nosso plano de gestão busca uma universidade pública, gratuita, de qualidade e para todos. É um projeto que vem sendo construído desde as ocupações no ano passado e por isso precisamos dos conhecimentos de todos. Vou buscar destrinchar a matriz da Andifes para conseguir mais recursos” disse Helenise. Ainda a candidata à reitora ressaltou que diversos pontos da pauta de reivindicações da ATENS já são contemplados no seu plano de gestão.

Você pode saber mais sobre o projeto de univerisdade da chapa 3 aqui.

Perguntas

Não houve perguntas, mas os presentes se manifestaram parabenizando a chapa pela coragem de serem duas mulheres candidatas e seu projeto.

Chapa 1Conversa_candidatos_reitor (60)

A última chapa da tarde foi a do candidato à reeleição como reitor Paulo Burmann, e do candidato à vice-reitor Luciano Schuch. O atual reitor destacou que todas as conquistas da UFSM são fruto do trabalho de todos e do envolvimento dos gestores. “Todo esse crescimento em meio a uma crise é fruto de muito trabalho e participação. Peço um voto de confiança de vocês. Essa gestão registra avanços e coisas que poderiam ser feitas de uma melhor forma, mas com a vinda do professor Luciano também vem essa renovação, essa mudança”, disse Burmann.

Uma gestão transparente e participativa no dia-a-dia, horizontal e sem assédio e pressão é o foco do plano de gestão da chapa 1, conforme explicaram os candidatos. “Uma gestão não pode ser feita apenas por feelling ou experiência, mas sim por indicadores e é através do trabalho dos TAEs que temos esses indicadores. Nossa gestão tem que ser cada vez mais profissional”, comentou o candidato a vice-reitor, Luciano.

Relativamente às demandas da ATENS, a chapa afirmou não haver grandes dificuldades para a realização das mesmas. Para conferir todas as propostas da chapa 1 clique aqui.

Perguntas

Um questionamento enviado por uma filiada por email indagava sobre a protelação das eleições institucionais (CIS/Conselhos Superiores), ao que Burmann respondeu que realmente houve um adiamento em razão de diferentes agendas mas que não era a primeira vez que acontecia e estava dentro da legalidade.

Os presentes perguntaram relativamente ao Ipê Amarelo que agora tem processo universal de vagas e antes era apenas para servidores e sobre a subutilização dos TAEs. Luciano respondeu que o Ipê agora é uma unidade de ensino em razão de uma ação contra a universidade e sendo assim não pode mais reservar vagas para os filhos de servidores. Sobre a valorização dos TAEs, Luciano apontou que a gestão buscará valorizar os TAEs que estão sobrecarregados com o crescimento da universidade.

A última pergunta foi relativa à promoção de agilidade nos processos da universidade, principalmente da Proinfra, ao que Luciano respondeu que a chave está em fortalecer o CPD para digitalizar os processos: “o carimbo é muito arcaico e a UFSM é conservadora nesse sentido. Isso tem que mudar”, afirmou o candidato a vice-reitor.