Confira como foi o I Congresso Nacional

Realizado entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Belo Horizonte, o I Congresso Nacional reuniu delegados de diversas ATENS espalhadas pelo Brasil para debater o posicionamento do sindicato diante das propostas do governo Temer, quais as medidas poderiam ser tomadas para enfrentá-las, além de discutir o novo estatuto do ATENS-Sindicato Nacional e o plano de carreira. A Seção Sindical de Santa Maria participou com uma comissão de dez delegados.

Segue abaixo um resumo do congresso.

O congresso foi aberto pelo o sociólogo e cientista político Rudá Ricci, que fez palestra de abertura sobre a atual situação de instabilidade institucional. Você pode conferir um resumo sobre a palestra aqui.

No segundo dia, o primeiro debate girou em torno dos desafios e consquistas do sindicato, recebendo dos presentes sugestões de linhas de trabalho para os próximos dois anos. Em seguida, foram discutidos os regimentos da comissão de ética e do fórum virtual. Confira os debates aqui e aqui.

O terceiro dia começou com a boa notícia da obtenção do registro sindical, ao que seguiu-se a confirmação da adesão à Pública (veja aqui) e também a reforma do estatuto do sindicato nacional e das diretrizes de carreira (leia neste link).