Diretora da ATENS é premiada em evento de cerimonialistas

Ao ser convidada para participar do X Encontro Nacional de Cerimonial Universitário, a diretora de comunicação da ATENS/UFSM e Relações Públicas do Gabinete do Reitor, Tânia Regina Weber, não esperava voltar com uma medalha em homenagem à sua participação na construção do Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies). A premiação aconteceu na cerimônia de encerramento do evento, que foi realizado entre 4 e 8 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Cerimonialistas_Natal

“Eu sempre vou aos encontros do Fórum, desde o primeiro, pois participei da criação do Forcies, mas não esperava essa homenagem”, conta Tânia.

O Forcies e os encontros anuais surgiram da necessidade de troca de experiências e discussão sobre cerimonial universitário, com o objetivo de padronização dos procedimentos através da aplicação das normas protocolares.

“Diversos profissionais e eu participávamos de eventos sobre cerimonial público, mas sentíamos falta de palestras e debates mais específicos sobre o cerimonial universitário. Foi daí que surgiu o Encontro Nacional e o Forcies, como um espaço para a troca de experiências entre cerimonialistas de Instituições de Ensino Superior. A primeira edição aconteceu em Florianópolis, em 2007”, comenta Tânia.

O encontro seria apenas para as universidades federais, mas logo no início já recebia profissionais de universidades particulares e estaduais. “Agora participam também os Institutos Federais e isso é muito bom, porque traz renovação e mais desafios para o cerimonial”, avalia Tânia. Nesta edição de dez anos, o encontro contou com representantes de 110 universidades.

Medalha_HonraaomeritoTânia trabalha há 17 anos no Gabinete do Reitor e organiza os cerimoniais dos eventos em que ele está presente. A diretora de Comunicação da ATENS é mestre em Gestão de Organizações Públicas e sua dissertação foi sobre Cerimonial Universitário: Sistematização na UFSM, que pode ser conferida no link: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6029