Em primeira plenária, congresso estatuinte debate propostas de regimento interno

Na terça-feira, dia 27, os/as delegados/as estatuintes se reuniram em plenária no Espaço Multiuso para conhecer e analisar a primeira proposta de regimento para o congresso apresentado pela mesa diretora provisória. A apresentação havia ficado decidida após a posse dos/das delegados/as ocorrida no dia 21 de setembro.

Estiveram presentes cerca de 130 delegados/as que aprovaram uma linguagem inclusiva para a redação do plenariaregimento bem como do estatuto. A proposta da mesa foi lida em voz alta e avaliada pelos/as presentes.

Pela proposta de regimento oferecida pela mesa, o congresso poderá fazer tantas reuniões quantas necessárias para isso refazer o estatuto da UFSM. As plenárias devem acontecer com pelo menos 50% dos/das delegados/as presentes em primeira chamada e em segunda chamada com qualquer número de participantes.

Os trabalhos do congresso deverão ser dirigidos pela mesa diretora eleita e as comissões temáticas encaminharão propostas de debate. As comissões temáticas serão, em princípio, cinco: 1- Fins e Objetivos da Universidade; 2- Estrutura de gestão; 3- Ensino, Pesquisa e Extensão; 4- Constituição da Comunidade Universitária; 5- Internacionalização e Inovação da Universidade. Cada comissão deverá disponibilizar no site da UFSM um e-mail para receber propostas da comunidade, suas reuniões devem ser semanais e relatórios quinzenais de trabalho devem ser entregues. Todos/as delegados/as podem participar de qualquer comissão e todas as decisões do congresso deverão ser tomadas por maioria simples.

À esta proposta de regimento, diversas sugestões foram feitas e entre elas: uma explicação mais detalhada e delimitada das questões que serão tratadas nas comissões temáticas; que na decisão do calendário de plenárias e reuniões das comissões sejam levados em consideração o deslocamento de delegados/as de outros campi; que o ensino básico também seja tema; que as faltas dos/das delegados/as ao trabalho/aulas possam ser abonadas já que a criação de um novo estatuto é importante para o funcionamento da Universidade; que sejam melhor especificados a natureza da mesa diretora e os mecanismos de eleição.

votoA proposta de regimento interno apontou que já em dezembro seria entregue um novo estatuto ao que alguns delegados acharam muito precipitado para se ter um estatuto bem debatido. Sobre a participação dos outros campi, o presidente da mesa diretora, Professor Paiva, afirmou estar em comunicação com a Multiweb para reuniões online.

Em votação foi decidido que novas propostas de regimento sejam enviadas até segunda-feira, dia 3 de outubro, para que a mesa diretora possa encaminhar para os/as delegados/as um compilado de todas as sugestões que serão debatidas na próxima plenária a ser realizada no dia 7, sexta-feira, pela manhã.