Greve Geral leva mais de 5 mil às ruas de Santa Maria

O dia de Greve Geral mobilizou os santa-marienses que compareceram em peso às ruas da cidade para lutar contra a reforma da Previdência, a Trabalhista e a terceirização. Desde manhã, os ônibus da Expresso Medianeira (que tem 60% da frota da cidade) ficaram parados na garagem até por volta do meio-dia em razão de cerca de 100 manifestantes (entre estudantes, trabalhadores e sindicalistas) que trancaram a saída dos veículos. A Avenida Roraima também foi trancada por manifestantes (entre estudantes, professores e TAEs) bem como a Rua Floriano Peixoto em frente à Antiga Reitoria e o cruzamento da Venâncio Aires com a Rio Branco. Nos dois últimos locais, o trânsito era liberado periodicamente.

À tarde, cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes na marcha contra as reformas e tomaram as ruas da cidade. A passeata se concentrou no cruzamento da Rio Branco com a Venâncio Aires, seguiu pela Acampamento até a Pinheiro Machado, atravessou a Riachuelo, passou ao lado da sede do INSS, desceu a rua André Marques e subiu a Rua dos Andradas, terminando novamente na Rio Branco.

A Greve não foi somente um constrangimento no trânsito como parte da mídia divulgou e a estimativa é de que 40 milhões de trabalhadores tenham paralisado em 25 estados e no DF, conforme alguns veículos de imprensa.

Na quinta-feira anterior, a ATENS fez panfletagem na entrada principal do HUSM para mobilização dos servidores e da população. Confira as fotos no álbum (imagem acima)