JANEIRO – Nova versão do Future-se é enviada para consulta pública, mas após ampla rejeição das universidades, pressão dos sindicatos e questionamentos a respeito da legalidade do projeto pelo Ministério Público Federal (MPF), o MEC optou por não enviar o projeto ao Congresso Nacional, deixando-o em suspenso e, posteriormente, retirando-o de sua agenda de prioridades.
FEVEREIRO – Reunião de planejamento anual da Diretoria Nacional em Brasília/DF.
MARÇO – A pandemia de coronavírus chega ao Brasil e as atividades do sindicato passam a ser realizadas de forma online. Campanha online contra a PEC 186/2019 (PEC Emergencial), que propunha, entre outras ações, a suspensão de concursos públicos e o congelamento de salários.
ABRIL – Seminário virtual “Entendendo fatos, pensando ações” discutiu o panorama social, a instabilidade política e as ações futuras do sindicato durante e após a pandemia – UFRN, UFPB, UFPE e UFERSA.
MAIO – Seminários virtuais “Entendendo fatos, pensando ações” com as instituições: FURG, UFCSPA, UFPel, UFRGS, UFSM, Unipampa, UFFS, UFSC e UFPR; e também com UFMG, UFV, UFJF, UFLA, UFOP, UFSCar, UFSJ, UNIFESP, UFU, UFES, UNIRIO, UFRJ, UFTM, UFVJM, UFF e UFRRJ.
Assembleia aprovou ação judicial contra os cortes da IN28 do Ministério da Economia (Instrução Normativa que cortava adicionais de servidores em teletrabalho).
Campanha contra a aprovação dos artigos 7º e 8º do Projeto de Lei Complementar nº 39/2020, que mantinha a reforma administrativa atrelada ao auxílio financeiro aos Estados e Municípios.
JUNHO – Seminário virtual “Entendendo fatos, pensando ações” com UFRR, UFOPA, UFPA, UFT e UFRA.
JULHO – Seminário virtual “Entendendo fatos, pensando ações” com UFBA, Unilab, UFAL, UFCG, UFC, UFMA, UFPI, UNIVASF, UnB, UFG, UFMT e UFMS.
SETEMBRO – III Congresso Nacional do ATENS Sindicato Nacional, realizado por meio virtual, aprovou o documento “Diretrizes Estratégicas”.
OUTUBRO – Carreata contra a Reforma Administrativa em Santa Maria.
DEZEMBRO – 2º Seminário de Dirigentes do ATENS Sindicato Nacional.