Zootecnista Juarez Felisberto ganha prêmio Destaque Extensionista

Na abertura da 34ª edição da JAI, o Zootecnista Juarez Felisberto recebeu o prêmio Destaque Extensionista, na categoria Servidor Técnico Administrativo em Educação, por seu trabalho com projetos/programas de extensão, entre os quais o projeto “Horta Comunitária Agroecológica Neide Vaz”, em desenvolvimento no Loteamento Dom Ivo Lorscheiter no Bairro João Luiz Pozzobom. O projeto, iniciado em maio de 2018, envolve nove famílias da região no cultivo de uma horta urbana.IMG_20191023_131445140_HDR

Conforme Juarez, as discussões para o início do projeto começaram ainda em 2016 na Associação de moradores do Residencial Dom Ivo.

“Junto ao prédio da associação há um espaço físico aberto e estava sendo usado eventualmente por alguns moradores da comunidade para colocar lixo. A diretoria da associação decidiu buscar apoio para fazer naquele local uma horta comunitária. Como essa pauta já vinha sendo discutida no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA-SM), onde estou como presidente desde 2016, fui procurado para integrar o grupo de apoio para viabilizar a horta, pois eu havia conhecido a experiência de um programa de hortas comunitárias existente no município de Maringá-PR.” explica o Zootecnista.

A ideia tomou forma após uma roda de conversa, organizada com apoio do Programa Socioambiental do Centro de Ciências Rurais, na 24ª FEICOOP da qual participaram integrantes do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Universidade Estadual de Maringá. O projeto, que está vinculado ao Departamento de Zootecnia (DZ) e conta com o apoio da Pró-Reitoria, via Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) e do Gabinete de Projetos do Centro de Ciências Rurais.

Com o uso de implementos agrícolas do Departamento de Zootecnia e do Colégio Politécnico, foram preparados oito canteiros de 1,10 m de largura por 40 metros de comprimento e outros 12 canteiros de 1,10 m por 15 metros de comprimento, onde foram semeadas e plantadas as mudas de hortaliças.

Hoje, cada uma das nove famílias que compõem o grupo da horta, cuida do seu canteiro e há mutirões para trabalhos coletivos, com a participação de apoiadores, como o grupo Engenheiros Sem Fronteiras. Tudo o que é produzido vai para o consumo das próprias famílias e o excedente pode ser comercializado. A expectativa é aumentar o número de famílias com canteiros na horta para 11.

IMG_20191023_125849083_BURST000_COVER_TOP“Cada família planta o que quiser dentro da ideia de rotação de culturas e dos princípios da agroecologia, com o plantio de hortaliças e leguminosas (alface, brócolis, couve-flor, cebola, girassol, milho, feijão, couve, repolho, beterraba, cenoura, ervilhas), temperos (salsa, cebolinha, alho, manjericão, manjerona, orégano, gengibre, açafrão, arlequim, sálvia)  e  plantas medicinais (osna, funcho, babosa, e outas) para as quais estamos organizando uma oficina de chás”, adianta Juarez.

O projeto atualmente conta com dois bolsistas acadêmicos, a Vanessa Marques do curso de Agronomia e o Lucas Murari do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.  Além das parcerias internas na UFSM, a Horta tem o apoio da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, que está colaborando com a doação de caixa d’água para captação de água da chuva e no planejamento do sistema de irrigação. Há também um espaço utilizado como Agrofloresta Didática, onde já estão plantadas diversas espécies de arvores frutíferas nativas e leguminosas.

Faz parte do projeto também uma ação de educação ambiental junto às famílias participantes, que consiste na separação doméstica dos resíduos sólidos, onde o material orgânico vai para a compostagem que é processada na horta, num sistema de vermicompostagem. Os materiais recicláveis são destinados aos catadores da região. Essa ação é um projeto-piloto para um plano de gerenciamento de resíduos sólidos junto às residências da comunidade.

Confira aqui um vídeo sobre este projeto de extensão.

Futuro da HortaIMG_20191023_125705573

Conforme Juarez, o objetivo da Horta Agroecológica é ser base para tornar possível uma política municipal de incentivo e apoio a hortas urbanas e periurbanas. “Esse é o projeto-piloto através do qual está sendo possível discutir, junto ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e à Câmara de Vereadores, a proposição de uma lei sobre o assunto. Nesse sentido organizamos, enquanto COMSEA-SM e com o apoio da Comissão Especial de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável da Câmara de Vereadores, o Pré-Fórum e o Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável na 26ª FEICOOP e Câmara de Vereadores, no mês de outubro” comenta o zootecnista.

34ª JAI

Este ano a JAI ocorreu de 21 a 25 de outubro e teve 5.656 trabalhos inscritos. Além da apresentação de trabalhos, a JAI teve ciclo de palestras de várias áreas, eventos satélites promovidos por unidades acadêmicas, a JAI Jovem (que recebe trabalhos de escolas de ensino médio da região de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação), 3º Encontro Compartilhando Saberes e o Salão de Extensão.