ATENS-UFSM participou de reunião com a Reitoria sobre o Horário de Verão e Teletrabalho

A Diretoria da ATENS-UFSM participou ontem, 14/12, de uma reunião com a Reitoria da UFSM, para tratar sobre o horário de verão e sobre a Comissão de discussão da IN 65, que regulamenta o teletrabalho na Instituição.

A ATENS-UFSM encaminhou um ofício para o reitor, no dia 07/12, solicitando a manutenção do turno único/horário de verão, no período de dezembro a fevereiro.
Na reunião do dia 14/12, o professor Paulo Afonso Burmann, Reitor da UFSM, argumentou sobre a impossibilidade de implementação desse horário, em decorrência de decisões dos órgãos fiscalizadores, CGU (Controladoria Geral da União) e TCU (Tribunal de Contas da União), citando a existência de um acordão a respeito do assunto, documento que será disponibilizado aos sindicatos e analisado pela Assessoria Jurídica da ATENS-UFSM.

Em relação à composição da Comissão que avalia a IN 65, a Reitoria informou que só haverá uma vaga disponível para representação sindical nas discussões e que as entidades terão de entrar em um consenso de quem será indicado para a posição. A ATENS-UFSM argumentou da importância de que todos os setores afetados diretamente pela normativa estivessem presentes na comissão, mas segundo a Reitoria, a lei não permite mais de 5 membros em comissões desse tipo e não houve sinalização de retirada de algum representante da administração para ingresso de outro membro das entidades representativas.

Foi sugerida a realização de uma live para esclarecimento de questões relacionadas ao teletrabalho, ação que foi aceita pela Reitoria e que deverá ser marcada para tão logo possível.

A ATENS-UFSM segue atenta aos desdobramentos e informará aos filiados assim que obtiver mais informações.