ATENS/UFSM pede adiamento da entrega dos planejamentos de retorno às atividades presenciais

Após reunião com filiadas e filiados para tratar do retorno às atividades presenciais proposta pela IN 109 e pela gestão da UFSM, a ATENS/UFSM construiu uma nota se posicionando sobre o assunto. A seção sindical é contrária ao retorno e encaminhou ao Gabinete do Reitor um ofício, no qual pede pela revisão do posicionamento da Instituição diante do assunto. A solicitação é de que seja, pelo menos, adiada a entrega dos planejamentos de retorno de cada setor/profissional. 

A entidade embasa seu pedido na situação atual da pandemia em nossa cidade e país e na falta de uma vacina para imunizar a população. 

Você pode conferir a nota da ATENS/UFSM abaixo: 

A ATENS/UFSM – Seção Sindical, entidade representante da categoria dos Técnicos de Nível Superior da UFSM, vem, a público, manifestar preocupação com a intenção de retorno às atividades administrativas presenciais plenas, antes da disponibilidade de uma vacina eficaz para toda a população brasileira. 

O atual momento epidemiológico impede qualquer avaliação de retorno. O Estado do Rio Grande do Sul está com restrições sanitárias em 94,7% do seu território, incluindo a região de Santa Maria, indicando alto risco de transmissão do coronavírus – COVID-19. 

Não obstante, as atividades administrativas da UFSM estão sendo desempenhadas regularmente pelos inúmeros setores da Instituição, nas modalidades possíveis, para que não haja comprometimento ao serviço público de qualidade. Atualmente a UFSM conta com 1025 servidores em trabalho presencial (22%), 998 servidores em trabalho semipresencial (21%) e 2159 em trabalho remoto (46%), atendendo, portanto, todas as demandas institucionais. Estes números comprovam que a UFSM está cumprindo as orientações da IN 109/2020. 

Outro fator que impede qualquer pretensão de retorno às atividades presenciais consiste na falta de apresentação, pela UFSM, de um plano de contingência. 

A própria IN 109/2020 prevê que a Instituição que venha a retornar as suas atividades presenciais deve adotar procedimentos de triagem e controle de acesso às unidades administrativas, definir medidas de distanciamento social nos respectivos setores com o objetivo de assegurar a saúde de servidores e usuários, definir medidas de cuidados e critérios de proteção individual, definir novas rotinas de organização para o trabalho e, especialmente, definir quais medidas serão adotadas em relação aos casos suspeitos e confirmados do coronavírus nos respectivos ambientes de trabalho. A Normatização, ainda, prevê que, sempre que possível, a entrada nas dependências dos órgãos e entidades somente será permitida mediante triagem e aferição de temperatura, com a utilização de máscara de proteção facial. 

Portanto, no contexto e condições atuais, a ATENS/UFSM – Seção Sindical se posiciona contra qualquer encaminhamento de retorno presencial às atividades administrativas da UFSM.