ATENS/UFSM doa R$3.000 ao Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen

Campanha entre colegas da UFSM de Frederico Westphalen para ajudar o Hospital Divina Providência motivou a ATENS/UFSM a colaborar através da doação de R$3.000,00. O valor contribuirá para a aquisição de EPIs para os profissionais que estão enfrentando o Coronavírus no HDP. 

O hospital, referência da região, já havia iniciado uma campanha de rifas chamada de “Pulmão – HDP precisa respirar”. O objetivo era arrecadar dinheiro para a compra de respiradores e outros materiais necessários para o enfrentamento ao COVID-19 na cidade e região. Para ajudar, colegas da UFSM de FW organizaram uma campanha de venda das rifas. A iniciativa foi da integrante do Conselho Deliberativo da ATENS/UFSM, Silvane Brandt, que também entrou em contato com a diretoria da seção em busca de apoio.

“Ajudamos o Hospital daqui na venda de rifa para a compra de respiradores. Inclusive no campus organizamos uma campanha pra arrecadar fundos entre os colegas, na qual eles poderiam transferir qualquer valor para uma conta que transformamos em número de rifa e colocamos o nome. Foi a partir dessa campanha que eu busquei a ATENS”, comentou Brandt.

Conforme Roselei Enderle, diretora geral do HDP, as doações são muito importantes. “Especialmente neste cenário de enfrentamento do novo Coronavírus, as doações em dinheiro, como a realizada pela ATENS, são cruciais para manter a rotina e o funcionamento do Hospital. O valor recebido contribuirá com a aquisição de EPIs para os profissionais do HDP, especialmente para os que estão na linha de frente do combate ao COVID-19″, relatou Enderle.

Além da ATENS, outras entidades e sindicatos da região se mobilizaram para ajudar o HDP que sorteou um Fiat Mobi 0km. A ganhadora foi a entidade APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Frederico Wespthalen.

O Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen conta com 10 leitos de UTI (8 SUS e 2 Particular/Convênios). Atualmente, e de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, 2 leitos UTI Adulto são destinados aos pacientes COVID-19. Na cidade, são 56 casos confirmados, dois óbitos em Frederico e um na região.