CCS recebe reunião setorial

Seguindo com o calendário de reuniões setoriais, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) foi o local do último encontro, realizado no dia 1º de novembro. A próxima setorial será no Centro de Tecnologia, dia 8 de novembro (quinta-feira), às 10h.

O presidente Clóvis Senger abriu o encontro explicando que o objetivo das setoriais é estar mais perto do filiado e conhecer suas demandas, além de apresentar as ações jurídicas em andamento e convidar para os eventos e atividades programadas pela ATENS/UFSM.

Uma das maiores preocupações, conforme Clóvis, é a baixa participação dos filiados na luta contra os ataques que vem ocorrendo contra o serviço público através das medidas recentemente tomadas pelo governo. “Nada se consegue sem união. Unir forças é muito importante para não sofrer perdas na carreira”, comentou o presidente da seção sindical.

Venice Grings, também da diretoria da ATENS, lembrou aos colegas participantes as perdas ocorridas ao longo dos anos. “Quem entrou há mais tempo ainda tem a paridade na aposentadoria, mas hoje isso foi perdido, também a integralidade se foi e agora temos que cuidar a gratificação por titulação que também pode cair porque não está na carreira. Fico muito feliz de ver jovens hoje aqui e acho que vocês já deveriam estar de olho nesses movimentos, pois vai atingir diretamente vocês. Já vamos ter árduos anos pela frente sem reajuste. É preciso reagir!”, disse Venice aos colegas do CCS.

Entre os participantes, as maiores dúvidas foram sobre a Instrução Normativa nº2 sobre a jornada de trabalho (que foi brevemente debatida com o assessor jurídico da ATENS), mas também foram tratados de temas como os regimes jurídicos de previdência e a migração para o Funpresp.

Um dos pedidos dos servidores do CCS foi que a seção sindical abrisse mais espaço para o debate de temas polêmicos com o objetivo de gerar mais conhecimento e provocar reflexão.