O que esperar de 2021

O ano de 2020 não foi nada fácil, mas sobrevivemos.
Em 2021 precisamos manter nossa unidade e resistência frente ao atual governo, que só quer o desmonte do serviço público e a desmoralização de seus servidores.
Teremos muitas lutas pela frente. Precisamos combater a Reforma Administrativa; manter o SUS público; deter a retirada de direitos dos trabalhadores; evitar o sucateamento das instituições públicas.
Temos que continuar a batalha contra a PEC Emergencial (186/19), que reduz temporariamente em 25% a jornada de trabalho e salário.
Precisamos lutar pela recomposição orçamentária das instituições de ensino públicas, buscando a revogação da EC nº 95, que constitucionalizou o desmonte dos serviços públicos.
Devemos lembrar que autonomia universitária é o respeito ao desejo da comunidade acadêmica. Mais de 20 instituições em todo país não tiveram a sua escolha para reitor(a) respeitada pelo governo federal. Quando nomeia e empossa uma pessoa não eleita, o governo intervém política e ideologicamente nas instituições públicas de ensino, com o intuito de instrumentalizar essas entidades para o seu projeto de educação, que, já vimos, desconsidera a pesquisa e os dados científicos.
Precisamos destacar que o Butantan, instituição pública composta 71% por mulheres, apresentou uma vacina viável e pediu autorização do seu uso emergencial para a Anvisa. Apesar da boa notícia, ainda há um longo caminho a ser percorrido até a vacinação imunizar todos os brasileiros. Por isso, uma das lutas deste ano será o retorno ao trabalho presencial somente após a vacinação da população.
Os servidores públicos das universidades estão na linha de frente no combate a pandemia, seja nos hospitais, atendendo a população, seja nos laboratórios, no desenvolvimento de pesquisas. A ciência provou, mais uma vez, a sua importância.
Apesar disso, a equipe econômica do governo Bolsonaro quer a aprovação de reformas pelo Congresso Nacional como saída para a crise, mas já sabemos que não é o serviço público que deve pagar essa conta.
Diante de tudo isso, mais uma vez, contamos com o seu apoio e engajamento nas nossas lutas!
Participe do seu sindicato! A Atens/UFSM conta com você!