Reunião do CEPE para decidir formas de ingresso na UFSM é interrompida em meio a pedidos de retirada do tema da pauta e deliberação ampla com a sociedade.

Na manhã de hoje, 30/03/2023, entidades representativas e estudantes se reuniram em frente à Reitoria da UFSM, para pedir pela não aprovação do projeto que prevê a volta do vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS) como formas de acesso à Instituição.

Carregando faixas e gritando palavras de ordem, os presentes subiram até a Sala dos Conselhos, onde a votação aconteceria. Antes do início da reunião do CEPE, houve falas dos estudantes explicando a importância da manutenção da UFSM com 100% do acesso através do SISU.

Já passado do meio dia, após a manifestação de um dos representantes dos estudantes em apoio à discussão do tema com a sociedade e a retirada do assunto da pauta, os manifestantes tomaram a sala dos Conselhos e a sessão foi suspensa.

Ainda não há definição sobre o futuro da pauta, mas as entidades representativas e os estudantes reforçam a necessidade de que a temática seja amplamente discutida com a comunidade acadêmica e a sociedade.