Técnicas em Assuntos Educacionais debateram funções e iniciaram documento sobre atuação

Mais um passo foi dado rumo a um melhor aproveitamento dos profissionais que ocupam o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) durante a tarde chuvosa desta quinta-feira, 03/05. As TAEs, reunidas na Prograd, encaminharam pela elaboração de um documento base que conterá, além da descrição do que é o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, um resumo das funções que a formação pedagógica e a natureza do cargo englobam, de forma a explorar suas potencialidades para uma melhor utilização deste trabalho especializado, visando contribuir para a missão da Universidade.

A primeira versão do documento será apresentada já na próxima reunião, marcada para dia 07 de junho às 9h, ainda sem local definido. A compilação tem como objetivo informar sobre como usar todo o potencial de atuação dos Técnicos em Assuntos Educacionais na UFSM.

O documento busca valorizar o trabalho pedagógico do TAE dentro da instituição de forma integrada com o PDI também levando em consideração o cenário atual da universidade, principalmente no que se refere a formular estratégias de acompanhamento, apoio pedagógico e acolhimento dos discentes, diminuição da reprovação e evasão, de forma a que estes acadêmicos possam ter seus direitos de aprendizagem e conclusão da educação superior garantidos.

“O que falta é informação. As chefias e mesmo pró-reitorias não estão interessados em saber qual é a nossa função”, comentou Simone Messina durante o debate.

Gléce Kurzawa Cóser, que hoje atua junto à UAP do Centro de Educação, propôs na reunião anterior a aplicação de um questionário para os TAEs, que foi respondido por cerca de 1/3 dos colegas. Das respostas, destaca-se que

  • Todos tem pós-graduação, sendo que 59% dos TAEs têm mestrado e 9% doutorado
  • 31% está atuando em atividades apenas administrativas, 54% administrativas e pedagógicas e apenas 1% está fazendo somente trabalho pedagógico
  • A maioria tem menos de 10 anos de instituição, mas tem experiência em outras instituições de ensino

Este é um cargo público que possui como requisito de qualificação para ingresso o curso superior em Pedagogia ou Licenciaturas. A descrição do cargo registra atividades de planejamento, orientação, supervisão, elaboração de projetos de extensão, pesquisas acadêmicas, entre outras, contribuições que extrapolam o administrativo.

“Foram criadas vagas de Técnico em Assuntos Educacionais para exercer esta função e não a de outros cargos. Os profissionais prestaram um concurso para fazer o que está no edital. É um trabalho que visa atingir o objetivo-fim da instituição”, explicou Venice Grings, pedagoga, diretora da ATENS/UFSM, que também relatou esses mesmos problemas relativamente aos pedagogos e secretários executivos.