ATENS/UFSM divulga planejamento estratégico para filiados

A assembleia extraordinária realizada nesta quinta-feira, 12/04, levou aos filiados da ATENS/UFSM os resultados do planejamento estratégico, ações jurídicas em andamento e outras que poderão ser iniciadas, além de relatos de integrantes dos conselhos superiores sobre como está o andamento dos trabalhos até agora.

O Analista de Tecnologia de Informação, Fernando Pires, apresentou um relato de como foram as reuniões de planejamento – realizadas entre setembro e outubro de 2017. Os métodos utilizados foram o Canvas, como instrumento para criar uma visão unificada e convergente a respeito da forma de atuação da ATENS-UFSM; a análise SWOT, ferramenta utilizada para analisar o ambiente interno e externo e útil para reconhecer o meio em que uma determinada a organização está inserida; e o balanced scorecard (BSC) ferramenta de definição de objetivos, indicadores e metas de uma entidade.

Resumidamente, o planejamento levou à proposta de valor que a ATENS/UFSM quer entregar aos seus filiados: “Somos um sindicato novo, com ideias novas. Atuamos para que nosso filiado tenha uma carreira específica e uma remuneração melhor. Também oferecemos serviços de assessoria jurídica e atuamos na mediação de conflitos relacionados ao ambiente de trabalho. Além disso, trabalhamos para melhorar o desenvolvimento e o reconhecimento profissional dos nossos filiados. Somos profissionais e transparentes. Oferecemos uma rede de convênios e serviços das quais o filiado pode se beneficiar. Apoiamos causas relacionadas à responsabilidade social, que afetem a sociedade como um todo”.Assembleia apres Planejamento-12-04 (31)

Foram também estabelecidos os seguintes objetivos estratégicos

  • Desenvolver o sentimento de valorização do servidor NS
  • Aumentar o número de filiados
  • Melhorar o plano de saúde e a oferta de serviços e convênios
  • Promover a integração do servidor NS e da ATENS com a UFSM
  • Fomentar o reconhecimento da produção técnica, científica e cultural dos TNS na UFSM
  • Desenvolver parcerias locais com entidades das cidades em que a UFSM está presente
  • Desenvolver a cultura de prática sindical nos NS
  • Melhorar a capilaridade nos campi fora de sede
  • Aumentar o engajamento dos filiados
  • Buscar reconhecimento da dedicação de carga horária para atividades sindicais
  • Consolidar um orçamento que permita realizar os investimentos necessários
  • Formar novas lideranças para atuação na ATENS Sim
  • Prospectar e institucionalizar atividades de responsabilidade social Sim
  • Fortalecer o ATENS-SN

Conforme a presidente licenciada da ATENS, Diana Sampaio, o planejamento apresentado é uma construção coletiva para os filiados se engajarem, cobrarem e proporem soluções. “Agora eu sou base, faço parte do engajamento”, comentou Diana, que sugeriu mais uma reunião para escolher pessoas e prazos para os objetivos.

“Fico feliz em ter colegas capacitados como o Fernando, que nos ajudou a construir esse planejamento. Temos que mostrar que temos uma boa proposta, que é um caminho diferente para que o TNS possa ser valorizado”, avaliou a farmacêutica Maria Nevis durante o evento.Assembleia apres Planejamento-12-04 (77)

Ações jurídicas

O assessor jurídico da ATENS/UFSM, Giovani Bortolini, apresentou aos presentes as ações judiciais em andamento nas quais eles podem ingressar. Os filiados também propuseram ações jurídicas que foram aprovadas pelos presentes e que deverão ser estudadas pelo assessor antes de serem propostas.

 

Ações em tramitação

  • A cessação do desconto do imposto de renda sobre o valor recebido a título de auxílio-creche,
  • A correção monetária sobre valores recebidos nos últimos cinco anos na rubrica “exercício anteriores”,
  • A cobrança de valores devidos ao servidor e inscritos em “exercícios anteriores” e não pagos pela administração pública federal;

 

Ações propostas (a serem estudadas)

  • Equiparação do auxílio alimentação com o do poder judiciário
  • Ressarcimento de saúde suplementar

Os filiados que se aposentaram até agosto de 2010 podem entrar com ação para requerer valores de férias não gozadas ou licenças. Para qualquer dúvida é possível contatar diretamente o escritório através do telefone  e do email . Também é possível levar dúvidas ao Plantão Jurídico que acontece todas as quintas-feiras pela manhã na secretaria da ATENS.Assembleia apres Planejamento-12-04 (92)

Consu e CEPE

Presentes na Assembleia, as conselheiras do Consu e CEPE, Elisete Kronbauer, Rone de David e Gléce Cóser, aproveitaram o momento para relatar os trabalhos feitos nos conselhos. Conforme todas as conselheiras, as pautas chegam com pouco tempo de antecedência, o que faz com que as análises sejam feitas apressadamente.

Conforme Elisete, no Consu não passou nenhuma pauta polêmica. “A maioria dos assuntos que estão passando agora são de praxe, mas há questões que merecem a nossa atenção, quando isso acontecer seria interessante receber as contribuições dos filiados da ATENS”, disse Elisete.

No CEPE, Gléce relatou sobre a avaliação de um curso de pós-graduação em docência que não tinha matérias específicas voltadas à docência e parecia estar sendo votado às pressas. “Não vamos barrar o curso, mas queremos um curso para a docência que se proponha a isso. Ou então que troque de nome”, comentou.