Direção negocia reajuste e possível migração de planos da Unimed

A direção da ATENS/UFSM esteve reunida com a direção da Unimed – Santa Maria, nesta quarta-feira, dia 11 de janeiro, para debater sobre a proposta de reajuste feita pela cooperativa médica de 13% no valor dos planos de saúde. Outro ponto da pauta de discussão foi uma opção de migração para quem tem planos de saúde de outras entidades para a ATENS/UFSM.

A opção de migrar se dá em razão do novo cenário de fortalecimento da representatividade da ATENS em razão do registro sindical como único representante legal dos profissionais de nível superior. De acordo com Moacir Righi, integrante do conselho fiscal da ATENS/UFSM, 363 pessoas estão filiadas na ATENS e em outras entidades, muitas com o objetivo de manter o plano de saúde na outra instituição. Assim, com a orientação de Giovani Bortolini, assessor jurídico da ATENS, a entidade busca com a Unimed poder dar uma opção para esses filiados.

A gerente geral da Unimed, Elvane Sisto, afirma que há cinco grupos da UFSM que mantém convênios com a Unimed e que é preciso avaliar cada caso pois há planos anteriores às regras atuais aplicadas pela ANS cuja migração poderia gerar penalidades para a cooperativa.

Relativamente ao reajuste, a presidente Diana reforçou que com o cenário econômico que se desenha com a PEC 55 não será possível manter planos com um reajuste de 13%. A gerente Elvane afirmou que os custos da Unimed estão associados à inflação médica, que segundo ela este ano foi de cerca de 20%, mas pediu que a ATENS enviasse uma contraproposta para análise.

O diretor financeiro, Nelson Ortiz, pediu que fossem fornecidos dados para que os reajustes possam ser explicados aos filiados ao que a gerente Elvane apontou que seria possível enviar relatórios trimestrais dos custos sem a identificação dos usuários, como forma de ter uma relação mais transparente com o sindicato.

Outra reunião ainda será agendada para o desfecho sobre o reajuste.