Frederico Westphalen e Palmeira das Missões receberam palestra sobre a previdência

IMG_0084

Encontro em Frederico Westphalen

A semana que passou foi de intensas manifestações pelo Brasil e também na UFSM em relação à proposta de reforma da previdência (PEC 287). O dia da mulher, 8 de março, foi marcado por uma palestra de esclarecimentos, feita pelo assessor jurídico da ATENS, Giovani Bortolini, na reitoria da UFSM. No dia 13 de março foi a vez dos profissionais dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões receberem uma roda de conversa sobre a previdência para esclarecerem suas dúvidas.

Giovani explicou os principais pontos da reforma, como o avanço da idade mínima para aposentadoria, que passaria a ser de 65 anos para homens e mulheres, apesar de diversas pesquisas apontarem a dupla jornada de trabalho das mulheres. Essa mesma idade valeria para os trabalhadores do campo.

Todos os presentes após a conversa em FW

Todos os presentes após a conversa em FW

O assessor jurídico da ATENS/UFSM ainda ressaltou que, para conseguir se aposentar com a integralidade do salário, será preciso trabalhar por 49 anos ininterruptos e o valor da aposentadoria será feito pela média dos salários recebidos e não pela última remuneração. Assim, uma pessoa para se aposentar aos 65 anos terá que começar a trabalhar aos 16, sem ficar desempregada (ou deixar de contribuir) ao longo deste tempo.

As pensões por morte, com a reforma, deixarão de ser integrais e as regras de transição serão regidas apenas pelo critério de idade.

Ao longo dos debates, os presentes ainda ressaltaram que nenhuma empresa privada mantém servidores antigos e que o tempo de contribuição exagerado vai ser ainda mais sofrido para aqueles que têm trabalhos pesados.

Roda de conversa em Palmeira das Missões

Roda de conversa em Palmeira das Missões

O assessor jurídico da ATENS afirmou que, apesar do cenário desesperador proposto pela reforma, há alguma esperança, já que o Conselho Nacional dos Direitos Humanos se posicionou contrário à PEC 287 e ainda é possível, com mobilização, alterar o que está sendo proposto.

“Essa reforma tem a intenção de desestruturar qualquer benefício que se consiga com o trabalho e por isso é preciso se manifestar. O servidor não pode abrir mão dos seus direitos”, disse Giovani.

Durante os encontros, a presidente Diana Sampaio e o vice Clóvis Senger receberam os profissionais e reforçaram a importância do registro sindical do ATENS-SN para lutar por esses direitos. Também ressaltaram a parceria com a Pública Central do Servidor, que representa diversas categorias de servidores públicos.

Os presentes em Palmeira das Missões

Os presentes em Palmeira das Missões

Cerca de 40 profissionais participaram das atividades nos dois campi. Silvana Balconi e Silvane Brandt, que organizaram os encontros em Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, afirmaram a importância da roda de discussão sobre a previdência para esclarecer e trazer para a luta. Confira o que elas falaram aqui e aqui.

O evento da ATENS foi destaque no noticiário local, confira aqui.