Future-se e Greve do dia 13 foram debatidos em Assembleia

Com o objetivo de esclarecer e debater sobre o projeto do MEC, Future-se, a assembleia extraordinária da ATENS/UFSM trouxe, nesta terça-feira, o professor Gihad Mohamad para abordar o assunto. Outro ponto de pauta da reunião foi a adesão à Greve Nacional de 13 de agosto, a qual os filiados votaram por participar.

Apesar de haver ainda muitas dúvidas sobre como funcionará o Future-se, o professor Mohamad explicou que uma das consequências do modelo que está sendo proposto no projeto é de que as pesquisas poderão servir aos interesses das empresas e não dá população. “O financiamento privado já ocorre dentro das universidades, mas com esse projeto o que se desenha é que em vez de fazermos pesquisas contra a Zica, vamos pesquisar um novo produto para a Avon”, afirmou Mohamed.

Com o projeto do MEC, as universidades passariam a competir por financiamento sem levar em conta o seu tamanho ou os cursos que são mais ou menos capazes de atrair financiamentos, como as licenciaturas. O Future-se ainda interfere em 17 leis já existentes, como a LDB, lei da inovação, de incentivo a cultura, entre outras, e ainda prevê a transferência de bens públicos para empresas privadas e organizações sociais.

Gihad ressalta ainda que os dados apontados pelo Ministro da Educação são falsos, como o de que cada aluno de federal custa R$450 mil para o governo. “Usar dados mentirosos é um claro ataque à universidade pública”, avaliou o professor.

No debate que se seguiu, os presentes levantaram que o mesmo aconteceu com a Ebserh à época de sua implantação. “Hoje podemos dizer que fomos ludibriados”, avaliou Vânia Durgante, que é enfermeira aposentada do HUSM. Outro ponto foi de que é preciso união de todos para lutar contra esse projeto, debater sobre ele com colegas e em aula.

O presidente da ATENS/UFSM, Clóvis Senger, salientou que as universidades federais foram construídas com o dinheiro dos impostos da população e é a ela que deve servir. “Não é correto agora passar isso tudo para a mão de umas poucas empresas privadas. É nossa obrigação lutar pela universidade, que é pública, assim como é do povo o dinheiro usado para construí-la”, lembrou Clóvis.

O debate foi transmitido ao vivo em nossa página do Facebook e você pode acompanhar aqui: https://www.facebook.com/atensufsm/videos/821995271529625/.

Mais informações sobre o Future-se podem ser lidas aqui: FUTURE-SE.

 

Greve Nacional de 13 de agostoIMG_0715

Os presentes na assembleia votaram pela adesão ao movimento e uma das sugestões de atividades para a data foi a de um bandeiraço ao longo da Avenida Roraima, na UFSM, sem bloquear o trânsito. O ofício encaminhado ao reitor pode ser encontrado aqui: oficio 13.08.

Uma reunião entre os segmentos da UFSM que ocorre nesta quarta-feira definirá o cronograma de atividades.