II Congresso Nacional debateu novas diretrizes para o ATENS-SN

Comitiva de Santa Maria, composta de sete delegados/as e dois observadores, avaliou o evento como altamente positivo.

Entre os dias 27 e 29 de agosto, delegados de seções sindicais e coordenações, além da diretoria do ATENS SN estiveram reunidos para debater novas diretrizes e posicionamentos do ATENS-SN no II Congresso da entidade. O evento ocorreu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.WhatsApp Image 2018-08-28 at 10.34.33

Conforme o discurso de abertura da presidente Rosário Oliveira, “este Congresso ocorre em meio a um momento capital para o futuro do ATENS e será decisivo para o futuro da nossa categoria, que se confunde com o do próprio sindicato. A contribuição de todos é essencial para melhorar a representatividade e mais que isto, para migrar da cultura funcional para a cultura política de luta pela autonomia e conquistas”.

O Congresso trouxe para discussão em Palestras e Rodas de Conversa, temas como conjuntura política e seus reflexos sobre o servidor público (ministrada por Antônio Augusto Queiroz -diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar [Diap]), os princípios da atuação sindical e o debate sobre a carreira. Este assunto surge exatamente em um momento no qual as mesmas forças opostas de sempre voltam a atacar a quebra da linearidade da tabela do PCCTAE, como forma de beneficiar novamente apenas uma parcela dos técnicos das IFES.

Neste sentido, a luta da ATENS por uma carreira própria para os ocupantes de cargos de nível superior nas Universidades Federais brasileiras precisa ser intensificada. O Congresso também debateu outros pontos de pauta importantes como o assédio moral, o adoecimento funcional e a terceirização, tão presentes em nossas instituições.

40158632_716467312033966_5422615662553989120_oO trabalho conduzido pelos palestrantes indicou estratégias para a construção de um sindicato moderno, conforme Tânia Weber, integrante da comitiva de SM. Ao que Salete Rizzatti, complementou “foram momentos de formação política e de um panorama da conjuntura atual com enfoque no servidor público – o que foi muito bom”.

Para o presidente da ATENS/UFSM, Clóvis Senger, o evento mostrou um grande amadurecimento da categoria, evidenciado pelo alto nível das discussões e pela maior capacidade de enfrentar os desafios e delinear estratégias de ações para o futuro. Em relação às pautas levadas pela entidade local ao Congresso, Clóvis revela que foram bem absorvidas dentro da dinâmica conciliadora que marcou o evento.

Os debates sobre as alterações no estatuto do SN também foram proveitosos, segundo José Parcianello, integrante da comitiva de SM, pois aprimoraram o documento, com objetivo de torná-lo mais flexível, atualizado perante a atual conjuntura e proporcionar mais liberdade de atuação da diretoria do SN.40231350_716475885366442_6165331467854413824_o

Outro ponto positivo do Congresso na opinião da comitiva de Santa Maria foi a participação de jovens colegas nos debates, provenientes de diferentes regiões do país, o que contribui para a necessária oxigenação de idéias na categoria. “Um grande diferencial deste ano foi que ele trouxe novos servidores para as discussões das políticas sindicais e a construção de novas lideranças”, afirmou Salete.

A harmonia foi um aspecto ressaltado por Venice Grings, também da comitiva, para quem, este ano, a diretoria esteve mais flexível e trouxe harmonia para o evento apesar das questões polêmicas.

WhatsApp Image 2018-08-27 at 10.04.45A percepção está de acordo com o objetivo ressaltado por Rosário durante a abertura do evento: “É um desafio difícil, mas a nossa capacidade de nos unir em defesa dos interesses da categoria nos tornará mais fortes para lutar e vencer. Precisamos reconhecer que nossa ação sindical, neste momento, inscreve-se num polo de resistência, pautado na luta por melhores condições de vida, direito ao trabalho e à democracia”.

O Congresso também foi o momento de posse de Maria Nevis Weber como diretora de Políticas Sindicais do ATENS-SN. Maria foi presidente da ATENS/UFSM e é integrante do Conselho Deliberativo da seção sindical.