Seminário para planejar a aposentadoria

Estamos preparados para a aposentadoria? É com o objetivo de sanar esta dúvida que a Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS) começou a organizar o VIII Seminário de Preparação para a Aposentadoria. O evento deverá ocorrer no dia 5 de maio, das 9h às 17h, na Pulsar – Incubadora da UFSM, que está localizada no Centro de Eventos da Universidade.

O seminário tem com foco funcionários da UFSM, principalmente aqueles que estão em abono permanência, mas também quem está no início ou no meio da carreira. “É um bom momento para pensar a carreira e o futuro da dela”, comentou a coordenadora da CQVS, Diana Sampaio.

IMG_3766

Equipe organizadora do evento

O seminário deverá bordar diversos assuntos que afetam a vida de quem se aposenta. “Será que estamos preparados para a aposentadoria? É justamente nela que a renda cai e os custos dos remédios e planos de saúde sobem, além de muitos aposentados sofrerem pressão para pegarem empréstimos”, questiona Diana.

Saúde, organização financeira, aspectos psicológicos e até política deverão ser apresentados de forma leve, como roda de conversa, com apresentações teatrais e artísticas. “As atividades lúdicas trouxeram muitos temas para discussão e houve bastante participação na edição anterior”, avaliou enfermeira Larissa Venturini, que também participou da construção do evento.

Além do VIII Seminário, também estão sendo organizados o Curso preparatório para a aposentadoria e o Revivência. Essas atividades devem acontecer ao longo deste ano e integram o Programa Transformar o Hoje. “O Seminário serve para apresentar caminhos para quem vai se aposentar, já o curso aprofunda mais os assuntos abordados. O Revivência vem trazer integração entre os servidores”, resumiu o psicólogo Lourival Pinto Filho.

Uma novidade do Seminário deverá ser o Banco de Talentos Voluntários, que deverá reunir aqueles servidores aposentados que estão dispostos a oferecer suas habilidades e conhecimentos em cursos e oficinas.

IMG_3763

Ancieto Cabral

“As pessoas não sabem que quando nos aposentamos ficamos horas nas filas de postos de saúde, enfrentamos uma grande burocracia no que tange o atendimento ao idoso, para conseguir exames, remédios e tudo é muito caro. Pelo menos nós que acompanhamos as atividades que a universidade nos proporciona temos um pouco mais de qualidade de vida”, comentou o aposentado da UFSM Ancieto Cabral.

O VIII Seminário para Preparação para a Aposentadoria ainda está em construção e outras reuniões deverão ser feitas pra fechar a programação, que em breve será divulgada.

As entidades, como a ATENS/UFSM, são apoiadoras e serão pontos de inscrição e de divulgação de informações sobre o evento.